O projeto Conciliação Itinerante, promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), continua transformando vidas pelo estado. Um dos destaques da última edição, realizada no município de Tutóia, foi o caso de Francisco Santos (73) e Marli dos Santos (70), moradores do bairro histórico Tutóia Velha. Após quase meio século separados, o casal conseguiu formalizar o divórcio consensual com o apoio da equipe do TJMA.
Divórcio consensual após separação de 1981
Separados desde 1981, seu Francisco e dona Marli aproveitaram a passagem da Conciliação Itinerante por Tutóia para finalmente resolver uma pendência judicial que se arrastava há décadas. Sem condições financeiras para contratar advogado, eles nunca haviam iniciado o processo formalmente.
“Foi tudo muito rápido e descomplicado. Nunca pensei que seria tão simples. Muito obrigada”, comentou dona Marli, que soube do atendimento gratuito pelas redes sociais e convidou seu ex-marido para participarem juntos.
Seu Francisco também comemorou: “Deixamos para depois, e quando vimos, já tinham se passado quase 50 anos. Agora está resolvido. Parabéns à Justiça por esse trabalho”.
Balanço da Conciliação Itinerante em Tutóia
Durante os dois dias de atendimento em Tutóia (MA), o projeto realizou:
- 188 audiências de conciliação;
- 77% de acordos celebrados;
- R$ 342 mil movimentados em acordos financeiros;
- 23 encaminhamentos à Defensoria Pública Estadual (DPE-MA);
- 151 orientações jurídicas gratuitas;
- 11 coletas de DNA para averiguação de paternidade.
Além de casos de divórcio, também houve a formalização de uniões estáveis, como a dos pescadores aposentados Raimundo Nonato e Silvana Nascimento, que vivem juntos há 36 anos e têm seis filhos. “Agora temos o reconhecimento legal da nossa união”, comentou o casal.
Justiça mais próxima do cidadão
Coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), sob a presidência do desembargador José Nilo Ribeiro Filho e coordenação do juiz Rodrigo Nina, a Conciliação Itinerante leva acesso à Justiça gratuita e cidadania aos maranhenses.
O juiz Duarte Henrique Ribeiro Souza, que liderou os trabalhos em Tutóia, destacou o impacto social da ação:
“A Conciliação Itinerante garante cidadania e promove a efetividade do acesso à Justiça, com soluções por meio do diálogo, sem burocracia e sem necessidade de processo judicial.”
A ação contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Tutóia e de parceiros locais, incluindo lojistas que ofereceram condições especiais para quitação de dívidas.
A equipe da etapa contou com os conciliadores Ana Cléa Mendes, Fernanda Pinheiro, Guilherme Alves, Filon Krause Neto, Alan Carlos e João Filho, além da servidora Édila Albuquerque na coordenação administrativa.
Próximas cidades a receber a Conciliação Itinerante
A iniciativa continua percorrendo o Maranhão, promovendo soluções acessíveis para conflitos judiciais e extrajudiciais. Veja a programação desta semana:
Como participar?
O atendimento é gratuito e aberto à população. Para agendar, basta:
Pessoas sem agendamento também podem comparecer e receber orientações jurídicas gratuitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.
Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345