Por Ezequiel Neves
Na manhã desta quinta-feira (12/02), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o procurador-geral da República, Paulo Gonet, no Palácio do Planalto. Embora o encontro não constasse na agenda oficial, o diálogo ocorre em um momento de alta voltagem política e jurídica em Brasília.
Pauta central: Bets e Instituições Financeiras
Segundo interlocutores do governo, o foco principal da conversa foi o avanço das investigações sobre o setor de casas de aposta (bets) e instituições financeiras. Lula tem enfatizado a necessidade de um "máximo rigor técnico" nas apurações, visando a regulamentação e a transparência do setor no Brasil.
O "Fator Toffoli" e o Banco Master
A reunião acontece simultaneamente a um desdobramento crítico no Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente da Corte, ministro Edson Fachin, encaminhou à PGR o relatório da Polícia Federal com mensagens extraídas do celular de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
O que está em jogo: As mensagens mencionam o ministro Dias Toffoli, que é o relator do caso envolvendo o banco no STF. Fachin enviou o material juntamente com a defesa de Toffoli quanto ao pedido de suspeição que tramita na Corte.
O que esperar da PGR?
Com o relatório da PF em mãos, cabe agora à Procuradoria-Geral da República analisar o conteúdo. Paulo Gonet tem as seguintes opções:
- Dar ciência do conteúdo;
- Solicitar novas diligências;
- Apresentar uma manifestação formal sobre a conduta dos envolvidos.
Apesar da coincidência de datas, o Palácio do Planalto não confirmou se a situação específica de Toffoli foi debatida entre Lula e Gonet. O encontro já estaria aprazado desde a abertura do Ano Judiciário, reforçando a interlocução direta entre o Executivo e o Ministério Público Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.
Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345