Postado em: 18 de fevereiro de 2026 | Por: Ezequiel Neves

Desabamento no Barracão da Mocidade da Ilha em São Luís deixa feridos; assista ao vídeo




Por Ezequiel Neves 


Na noite desta terça-feira (17), um grave incidente assustou a comunidade carnavalesca de São Luís. Parte do teto do barracão da escola de samba Mocidade Independente da Ilha, localizado no bairro Cohab, desabou durante uma forte chuva, deixando pelo menos quatro pessoas feridas.

​O prédio, conhecido historicamente como o antigo Clubão da Cohab, estava sendo utilizado para a confecção das fantasias que a agremiação levaria para a passarela do samba.

Assista ao Registro do Local após o Desabamento

​Vídeos gravados logo após o incidente mostram o cenário de destruição. Nas imagens, é possível ver escombros espalhados pelo chão, materiais de carnaval encharcados e a estrutura do teto seriamente comprometida.




Vítimas e Atendimento de Emergência

​De acordo com testemunhas, o desabamento ocorreu enquanto os integrantes da escola trabalhavam na produção dos figurinos. Os destroços atingiram dois adultos e duas crianças.

​O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) foi acionado imediatamente e realizou o resgate. Em nota oficial, a Mocidade da Ilha tranquilizou a comunidade, informando que todos os feridos foram socorridos e, felizmente, não correm risco de morte.

Prejuízos no Barracão: O que se sabe até agora

​Além do susto e dos feridos, o desabamento causou danos materiais significativos:

  • Danos estruturais: O teto do antigo Clubão cedeu parcialmente devido ao volume de água das chuvas.
  • Perda de material: Grande parte das fantasias foi destruída pelos escombros ou inutilizada pela água.
  • Investigação: O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil realizarão vistorias para emitir um laudo técnico e avaliar se há risco de novos desabamentos. A área segue isolada.

Corrente de Solidariedade no Carnaval Maranhense

​O acidente gerou uma onda imediata de apoio entre as agremiações da capital. As escolas Flor do Samba e Favela do Samba publicaram notas oficiais prestando solidariedade e colocando-se à disposição para ajudar a "coirmã".

"As escolas de samba são mais que agremiações: são famílias... Quando uma sofre, todas sentimos", destacou a nota da Flor do Samba.


Próximos Passos

​A diretoria da Mocidade Independente da Ilha deve divulgar em breve um balanço oficial dos prejuízos e como o cronograma para o Carnaval será afetado. A comunidade aguarda orientações sobre possíveis campanhas de doação para a reconstrução do que foi perdido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345