A Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (CGJ-MA) realizou, na manhã desta segunda-feira (15), de forma virtual, a 2ª Reunião de Avaliação Estratégica (RAE) de 2025, com o objetivo de avaliar metas, indicadores de produtividade e implementar melhorias contínuas no Judiciário maranhense.
A reunião contou com a participação de servidores(as), magistrados(as) e gestores(as), e teve abertura conduzida pelo corregedor-geral José Luiz Almeida, que destacou os resultados expressivos alcançados pela instituição.
Produtividade e reconhecimento nacional: Selo Diamante do CNJ
Durante a abertura, o corregedor-geral ressaltou as conquistas obtidas ao longo da gestão, com ênfase no aumento da produtividade judicial, fator determinante para a conquista do Selo Diamante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“Superamos expectativas graças ao esforço coletivo. A produtividade sempre foi o carro-chefe da nossa gestão, e o Selo Diamante foi lapidado pelo trabalho desenvolvido na CGJ”, afirmou José Luiz Almeida.
Além do reconhecimento nacional, os avanços contribuíram diretamente para a redução da morosidade processual e melhorias significativas em diversas áreas do Judiciário.
Apoio às unidades judiciais e cumprimento das metas nacionais
O juiz Ângelo Antônio Santos, coordenador do Núcleo de Apoio às Unidades Judiciais (NAUJ), destacou o suporte contínuo às unidades para o cumprimento das Metas Nacionais do CNJ, com ênfase na Meta 4, voltada ao julgamento de crimes contra a administração pública e improbidade administrativa, que apresentou crescimento expressivo.
Inovação, planejamento e novos projetos estratégicos
A Coordenadoria de Planejamento e Inovação, representada por Hayla Castelo Branco, apresentou ações relevantes, como:
- Institucionalização da Central de Análise de Desempenho, por meio do Provimento nº 33/2025;
- Gestão do projeto Produtividade Extraordinária, idealizado pelo corregedor-geral.
Já a Diretoria do Fórum do Calhau, por meio de Priscilla Costa, destacou melhorias voltadas aos públicos interno e externo, incluindo projetos como o Guarda-Roupa Social, o Direapoia e a revitalização do Fraldário.
Ações nas serventias, juizados e sistemas judiciais
Outros destaques incluem:
- Melhoria no sistema Promeritus e automatização da lista de antiguidade de magistrados;
- Reorganização dos Juizados Especiais da Comarca da Ilha de São Luís;
- Cumprimento do calendário correicional de 2025.
Comunicação, tecnologia e gestão administrativa
A Assessoria de Comunicação da CGJ enfatizou a adequação das comunicações institucionais ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, promovendo maior clareza e acessibilidade à sociedade.
Na área tecnológica, a Assessoria de Informática destacou o desenvolvimento do Painel de Indicadores da CGJ, o acompanhamento do Prêmio CNJ 2025 e o alinhamento às Metas Nacionais.
As coordenadorias Administrativa, Financeira e de Pessoal apresentaram projetos como:
- Aperfeiçoamento da infraestrutura patrimonial;
- Projeto Bem-estar na Corregedoria;
- Feirinha Orgânica;
- Execução da proposta orçamentária e apoio administrativo às unidades.
Planejamento estratégico e crescimento institucional
Encerrando a reunião, a juíza Kariny Reis, coordenadora do Planejamento Estratégico, destacou o crescimento coletivo das equipes da CGJ-MA, reforçando a importância da colaboração institucional.
“Crescemos como profissionais e como pessoas. Cada servidor é essencial nessa engrenagem. Nosso objetivo é avançar ainda mais até o final da gestão”, concluiu.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.
Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345