Postado em: 10 de fevereiro de 2026 | Por: Ezequiel Neves

Naufrágio da embarcação "Mar 32" mobiliza operações de busca em Salinópolis (PA)

 



​Por Ezequiel Neves 


Na última segunda-feira (09), um grave acidente marítimo foi registrado a mais de 30 milhas náuticas da costa de Salinópolis, no Pará. A embarcação pesqueira "Mar 32", pertencente à frota de Raposa (MA), naufragou em alto-mar, desencadeando uma operação imediata de busca e salvamento.

​Detalhes do Acidente e Resgate

​O "Mar 32" é um barco de fibra de vidro vinculado à COPAMA (Cooperativa de Pesca do Maranhão). No momento do sinistro, seis tripulantes estavam a bordo. Graças à proximidade de outra embarcação, o "Jesus é o Mestre Primeiro", cinco pescadores foram resgatados com vida.

​Infelizmente, o comandante da embarcação permanece desaparecido:

  • Identidade: James Vinicius Costa Marques (conhecido como “Vico”).
  • Idade: 39 anos.
  • Origem: Morador do município de Raposa, Maranhão.

​Operação de Busca e Salvamento (SAR)

​A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos, acionou prontamente o protocolo de Busca e Salvamento (SAR). Equipes especializadas já estão na área da ocorrência, localizada nas coordenadas aproximadas 02°30’ \text{ Norte} e 47°50’ \text{ Oeste}.

​Gestão Integrada e Sala de Situação

​Para garantir a eficiência das buscas, o 13º Grupamento Bombeiro Militar (GBM) de Salinópolis estabeleceu uma Sala de Situação baseada na metodologia do Sistema de Comando de Incidentes (SCI).

​"Estamos atuando de forma coordenada e integrada com a Marinha do Brasil para assegurar organização e fluxo adequado de informações. Nosso compromisso é prestar todo o suporte até que a ocorrência seja encerrada", afirmou o Major QOBM Rodrigo Martins do Vale, Comandante do 13º GBM.


​Resumo da Ocorrência 


Item

Descrição

Embarcação

Mar 32 (COPAMA / Raposa-MA)

Localização

30 milhas da costa de Salinópolis (PA)

Tripulantes

6 no total (5 resgatados, 1 desaparecido)

Desaparecido

James Vinicius Costa Marques ("Vico")



As operações continuam em andamento sob a coordenação da Marinha do Brasil, contando com o apoio institucional das forças de segurança estaduais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345