Postado em: 12 de fevereiro de 2026 | Por: Ezequiel Neves

Intervenção em Turilândia: Defensor Thiago Josino assume cargo e detalha plano de ação

 



Por Ezequiel Neves 


​Na tarde desta quinta-feira (12), a sede da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), em São Luís, foi palco de uma importante coletiva de imprensa. O defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macêdo, recém-nomeado pelo governador Carlos Brandão e ratificado pela Assembleia Legislativa, falou pela primeira vez como interventor do município de Turilândia.

​Durante o encontro, Thiago Josino enfatizou o peso ético da nova missão:

​“Recebi com muita responsabilidade a indicação do governador Carlos Brandão. Estou ciente do compromisso com a seriedade, transparência e moralidade para a condução correta dos atos”, destacou o defensor.


​O Plano de 90 Dias: Diagnóstico e Transparência

​O foco inicial da intervenção será técnico e analítico. De acordo com a decisão que decretou a medida, o interventor terá o prazo de 90 dias para apresentar um relatório circunstancial detalhado sobre o cenário encontrado na prefeitura.

​Segundo Thiago Josino, o relatório abrangerá os seguintes pilares:

  • Situação Orçamentária e Financeira: Levantamento de dívidas e recursos disponíveis.
  • Execução de Contratos: Auditoria em parcerias e serviços vigentes.
  • Gestão Municipal: Avaliação da continuidade dos serviços públicos essenciais.

​“A partir deste diagnóstico, vamos entender o que é preciso para que os trabalhos sejam realizados de forma concreta e gerem resultados reais para a população”, explicou.

​Perfil do Interventor

​A escolha de Thiago Josino traz um perfil técnico e experiente para o comando temporário de Turilândia. Com mais de 15 anos de atuação na DPE/MA, ele é especialista em Direito Público e possui vasta trajetória em Direitos Humanos.

​Atualmente, Josino preside o Conselho Penitenciário do Maranhão (Copen) e já coordenou a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da Defensoria. Sua experiência em mediação de conflitos e gestão institucional é vista como um trunfo para pacificar e reorganizar a administração municipal neste período de transição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345