Maranhão se destaca em gestão fiscal e sobe quatro posições no ranking nacional
O Maranhão alcançou o segundo lugar no indicador de Resultado Primário do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, ficando atrás apenas do Espírito Santo. O resultado histórico reflete o avanço na gestão fiscal e consolida o estado como referência em responsabilidade e equilíbrio financeiro.
O desempenho marca uma subida de quatro posições em relação ao ano anterior e integra o pilar de Solidez Fiscal, no qual o Maranhão também registrou um dos maiores avanços da série histórica, com alta de 18 posições.
O Resultado Primário mede a diferença entre receitas primárias (como impostos e contribuições) e despesas primárias (gastos com saúde, educação, infraestrutura e funcionalismo), sem considerar os juros da dívida pública. O índice é calculado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e dividido pelo PIB nominal de cada estado.
Avanços na gestão fiscal do Maranhão
Nas redes sociais, o governador Carlos Brandão comemorou o resultado e destacou o compromisso do governo com a responsabilidade fiscal.
“Esse indicador positivo é reflexo de uma gestão responsável e nos permite seguir honrando compromissos e investindo em ações e obras que melhoram a vida dos maranhenses”, afirmou o governador.
Além do bom desempenho no Resultado Primário, o Maranhão se destacou em outros indicadores do pilar de Solidez Fiscal:
- 💼 Despesa com pessoal: pontuação de 98,7, acima da média nacional;
- 📈 Regra de Ouro: avanço de 15 posições;
- 💰 Índice de Liquidez: alta de 14 posições;
- 🔹 Solvência Fiscal: melhora de quatro posições.
“Gestão comprometida com metas fiscais”, destaca secretário
O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro, ressaltou que o resultado é fruto de uma gestão técnica voltada à transparência, liquidez e qualidade fiscal.
“Cada bom resultado como esse demonstra o quanto a gestão do governador Carlos Brandão é empenhada em cumprir as metas fiscais, garantir governança eficiente e dar mais capacidade ao estado de atrair investimentos”, afirmou o secretário.
O bom desempenho no Ranking de Competitividade dos Estados reforça o posicionamento do Maranhão como um dos estados mais comprometidos com a responsabilidade fiscal e o desenvolvimento econômico sustentável, equilibrando gestão de recursos, investimentos públicos e eficiência administrativa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.
Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345