A senadora Ana Paula Lobato oficializou, nesta quarta-feira (6), sua filiação ao PSB e assumiu a presidência estadual da sigla no Maranhão. A parlamentar, que herdou o mandato do hoje ministro do STF Flávio Dino, vinha articulando sua entrada no partido ao lado do esposo, o deputado estadual Othelino Neto, em conversas intensas com a direção nacional do PSB.
A princípio, apenas Ana Paula ingressará de forma imediata. Outros nomes do grupo político liderado por Dino — atualmente distribuídos entre PT, PCdoB, Solidariedade e Podemos — deverão migrar para o PSB somente durante a janela partidária de 2026, para evitar o risco de perderem seus mandatos por infidelidade partidária. O mesmo movimento poderá ocorrer entre parlamentares aliados do governador Carlos Brandão, que devem deixar a legenda socialista com a mudança de comando.
Sem o controle do PSB, Brandão se vê obrigado a buscar uma nova casa partidária. As opções mais ventiladas são o União Brasil e o MDB, ambos com estrutura nacional robusta e espaço para negociação. No entanto, qualquer escolha exigirá novas alianças e rearranjos internos no seu campo de apoio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.
Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345