Postado em: 9 de janeiro de 2024 | Por: Ezequiel Neves

Ações do Governo Federal em Raposa nos meses de Setembro, Outubro e Dezembro




Os dados são do site COMUNICA BR referente ao Ano de 2023 nos meses de Outubro, Setembro e Dezembro na área da Saúde. 

Veja abaixo: 





Brasília – Governador Brandão reafirma valores democráticos em evento nacional contra atos do 8 de Janeiro


No Congresso Nacional, em Brasília, o governador Carlos Brandão participou do ato “Democracia Inabalada”, nesta segunda-feira (8). O evento, que reuniu líderes dos três Poderes e diversas autoridades, teve como objetivo relembrar e repudiar os atos antidemocráticos ocorridos exatamente um ano atrás.

Na oportunidade, o governador Carlos Brandão condenou veementemente os atos de violência ocorridos em 8 de janeiro de 2023 e ressaltou a importância de unir forças em defesa da democracia.
“Estamos aqui contra o ato do 8 de janeiro de 2023, contra toda e qualquer violência, inclusive ao patrimônio público. Acima de tudo, estamos aqui em defesa da nossa democracia. Nós temos que lutar para preservar e fortalecer a nossa democracia. Um ato desses tem que possuir um dia que marque um protesto contra os vândalos e aos que não querem a democracia”, ressaltou Brandão.
Também presente no ato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu fortemente que todos os envolvidos na tentativa de golpe sejam exemplarmente punidos. “Todos aqueles que financiaram e planejaram executar a tentativa de golpe devem ser exemplarmente punidos. Não há perdão para quem atenta contra a democracia, contra o seu país e o seu povo. O perdão soaria como impunidade, e a impunidade como salvo-conduto para novos atos terroristas no nosso país”, disse Lula.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou que os atos antidemocráticos, ocorridos há exato um ano, entram como as páginas mais infelizes da história contemporânea brasileira. Na ocasião, Fátima comemorou a volta do exercício da democracia.
“Esse ato reflete a união em torno do que é inegociável: a democracia. O dia de hoje simboliza o respeito às instituições, a retomada do pacto federativo, a valorização da soberania popular e o repúdio ao autoritarismo, ao fascismo e à barbárie. O 8 de janeiro de 2023 foi uma das páginas mais infelizes da nossa história contemporânea”, pontuou a governadora.

Brandão assina promoção de policiais militares e bombeiros no MA

O governador Carlos Brandão (PSB) assinou, nesta terça-feira (9), a promoção de agentes das forças de segurança no Maranhão.

Ao todo foram contemplados 840 efetivos da Polícia Militar e 33 do Corpo de Bombeiros, por antiguidade e merecimento.

“Assinei a promoção de 873 agentes das forças de segurança do Maranhão, contemplando 840 efetivos da PM e 33 do Corpo de Bombeiros. As promoções concedidas por antiguidade e mérito são frutos do reconhecimento e valorização dos profissionais no combate ao crime e defesa da vida’, afirmou Carlos Brandão.

São Luís/MA – Primeira noite do Pré-Carnaval do Maranhão 2024 atrai multidão para a Avenida Beira-Mar

 A folia carnavalesca começou no Maranhão com uma grande festa, sucesso inconteste de público e com atrações culturais inigualáveis, na noite deste sábado (6), na Avenida Beira-Mar, Centro Histórico de São Luís. Promovida pelo Governo do Estado, a programação oficial de Pré-Carnaval do Maranhão 2024, teve a adesão de milhares de pessoas. Neste domingo (7), a festa continua no prolongamento da Avenida Litorânea, na orla marítima, a partir das 13h.

O Pré-Carnaval 2024 acontecerá durante todos os fins de semana que antecedem o período oficial de folia. Todos os sábados e domingos do mês de janeiro e nos dias 3 e 4 de fevereiro os foliões que moram nos municípios da Grande Ilha, bem como turistas, poderão acompanhar diversas atrações culturais em dois palcos montados pelo Governo do Maranhão.
Na Avenida Beira-Mar a festa acontecerá sempre aos sábados, a partir das 17h. Já no prolongamento da Avenida Litorânea, as apresentações acontecerão sempre aos domingos, a partir das 13h.
“Com atrações imperdíveis e valorizando artistas locais, faremos o aquecimento para o Carnaval do Maranhão 2024! Todos os fins de semana teremos programação na Avenida Beira-Mar e na Avenida Litorânea. Assim vamos levar alegria, com geração de emprego e renda, além de total segurança para todos”, afirmou o governador Carlos Brandão.

O Pré-Carnaval do Maranhão é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma) que preparou uma programação toda especial para o primeiro dia de folia na capital maranhense.
“Abrimos a programação neste fim de semana e até o Carnaval teremos muitas atrações locais para levar entretenimento para a população. Ao mesmo tempo, alimentamos a cadeia produtiva com a geração de emprego e renda para comerciantes, comércio formal e informal, e todos que, de alguma forma, lucrarão trabalhando ao longo das nossas programações, além de movimentarmos a cadeia turística no período”, frisou o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.
Como em todos os eventos culturais promovidos pelo Governo do Maranhão, o circuito de Pré-Carnaval conta ainda com a presença dos beneficiários dos programas Mais Renda e Minha Renda, que comercializam alimentos e bebidas, garantindo renda extra para o seu sustento e de sua família.

Atrações

O Bloco Tradicional Os Apaixonados ficou responsável pela abertura da festa. Em seguida foi a vez Escola de Samba Flor do Samba colocar todo mundo para mostrar samba no pé. O Grupo Afrôs levou para a avenida toda a beleza da música maranhense e a Banda da Confraria trouxe toda a sua irreverência para o primeiro dia de apresentações. O Grupo CDC levou o melhor do pagode. Para encerrar a noite, o Bicho Terra fez a Avenida Beira-Mar “pegar fogo de amor”, como diz em uma das suas marchinhas mais conhecidas.
Aprovação do público

Da parte do público não faltou alegria e disposição. “O Pré-Carnaval do Governo do Maranhão começou muito bem. Está tudo muito maravilhoso e agora que estamos no primeiro fim de semana. Então, vamos ter muita festa ainda para todo mundo poder curtir”, disse a dona de casa Ana Cristina Vasconcelos.
Tainá Serra foi para a Avenida Beira-Mar especialmente para curtir o Bicho Terra a aprovou o primeiro dia de folia. “O Governo do Maranhão está de parabéns. A programação está muito top. Eu vim curtir o Bicho Terra e adorei”, comentou.
Quem também não perdeu o primeiro dia de prévia carnavalesca foi o autônomo Elisson Cardoso. “Amei o primeiro dia de Pré-Carnaval. Todas as atrações foram incríveis, a organização está de parabéns”, contou.

O Pré-Carnaval do Maranhão também é uma oportunidade para que os turistas que estão na capital conheçam um pouco da cultura maranhense. Foi o caso da professora Cleide Pinheiro, do Rio de Janeiro. “Estou aqui com a minha família e viemos dar uma volta na Beira-Mar para apreciar o Carnaval do Maranhão. Gostei muito da organização. A avenida está bem policiada. O palco foi montado em um espaço que a gente pode curtir com muita tranquilidade”, disse.

Policiamento

Além de uma megaestrutura de palco, som e iluminação para tanto os artistas quanto o público possam ter a melhor experiência durante a folia, o Governo do Maranhão montou um esquema especial de policiamento com reforço do efetivo para garantir a segurança de todos.

O major Éldio, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela segurança do circuito Beira-Mar, explicou como será feito do trabalho durante o período pré-carnavalesco. “Será feito o policiamento motorizado, à pé e montado ao longo da avenida. Somente neste sábado estamos com um efetivo de 100 policiais para proporcionar segurança ao folião que vier brincar na Avenida Beira-Mar”, informou.

Nos dias de apresentação a Polícia Militar também estará com uma base-comando no entorno para que o folião possa se dirigir se precisar de qualquer assistência, registrar ocorrências ou outro auxílio da corporação.

Avenida Litorânea

E a programação de Pré-Carnaval 2024 continua neste domingo com apresentações no prolongamento da Avenida Litorânea, que dá acesso às praias do Olho d’Água, Calhau e São Marcos. Às 13h, o Bloco Só Safados abre a folia. Em seguida, às 14h30, sobem ao palco o grupo Feijoada Completa, depois Jegue Folia, e para encerrar, no comecinho da noite, a cantora Fabrícia e banda.

Carnaval do Maranhão 2024

O período oficial do Carnaval do Maranhão 2024 começa no dia 9 de fevereiro, na sexta-feira, e segue até o dia 13 de fevereiro, terça-feira. Quatro atrações nacionais já foram confirmadas para se apresentarem nos circuitos oficiais da folia: o grupo de axé Chiclete com Banana, a dupla sertaneja Matheus e Kauan, o cantor Geraldo Azevedo e a cantora Claudia Leitte. 

Além disso, diversos artistas locais também farão a festa. Em 2023, foram cerca de 350 apresentações de artistas maranhenses durante os cinco dias de folia. Para 2024 o objetivo é manter essa média.

Carnaval 2023

Em 2023, o Governo do Maranhão realizou o maior Carnaval da história. Foram mais de R$ 172 milhões movimentados na economia, gerando uma receita de quase R$ 5,5 milhões somente para os beneficiários do programa Mais Renda, segundo os dados levantados pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes). 

Só em São Luís, foram cerca de dois milhões de foliões e uma taxa de ocupação hoteleira acima dos 80%. Com isso o Governo do Maranhão fortaleceu a economia, movimentou o turismo e o comércio do estado e gerou emprego e renda para a população.



Postado em: 8 de janeiro de 2024 | Por: Ezequiel Neves

VÍDEO: Fátima pede punição a financiadores, organizadores e incitadores do 8 de janeiro: “Não é vingança”

 

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), defendeu a responsabilização e a punição dos financiadores, organizadores e incitadores dos ataques às sedes dos Poderes em 8 de janeiro de 2023. Representando os chefes dos governos estaduais presentes no evento, Fátima foi a primeira a discursar no ato organizado pelo Executivo, Legislativo e Judiciário nesta segunda-feira (8) para marcar um ano da data.

De acordo com Fátima, não apenas os responsáveis por invadir o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) devem ser responsabilizados, mas, também, os que financiaram, organizaram e incitaram o que chamou de “tentativa de golpe”. “Por isso que é preciso coragem e lucidez para afirmar: sem anistia”, emendou ela, que discursou após a ministra da Cultura, Margareth Menezes, cantar o Hino Nacional.

Fátima ainda refutou eventuais acusações de revanchismo. “É antes de tudo um ato pedagógico”, apontou a governadora do Rio Grande do Norte. “Os que atentaram contra a nossa democracia cometeram um crime e precisam responder pelos seus atos, respeitando, claro, o devido processo legal”, pontuou ela, que afirmou que a impunidade é uma afronta “ao direito, à memória, à verdade e à justiça”.

Para a governadora do Rio Grande do Norte, o ataque às sedes dos Três Poderes foi porque foram eles que “fizeram prevalecer o Estado Democrático de Direito e a vontade popular”. “Quero mais uma vez aqui louvar a pronta resposta dos poderes instituídos, que juntamente com a sociedade civil não permitiram prosperar a tentativa de golpe, nem deram margem aos que queriam flertar com o abismo”, elogiou Fátima.

A governadora também ressaltou que, embora a democracia tenha como essência “a pluralidade de ideias e pensamentos”, ela deve ser alicerçada no “bom diálogo e valores como respeito, tolerância e espírito público”. “A nossa democracia, em constante processo de construção, saiu inabalada, fortalecida e vitoriosa, mas precisamos estar atentos e vigilantes”, alertou.

Fátima representou o Fórum dos Governadores como suplente do presidente, Ibaneis Rocha (MDB), que, governador do Distrito Federal, está em férias nos Estados Unidos até a próxima segunda (15). Ibaneis é investigado no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta omissão na segurança pública, já que a Polícia Militar do Distrito Federal era a responsável pela segurança.

O Tempo

Ministro Juscelino Filho participa do ato “Democracia Inabalada”

 

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou nesta segunda-feira (8) do ato Democracia Inabalada, em alusão ao atentado contra o Estado Democrático de Direito, ocorrido há exatamente um ano. O evento, realizado no Salão Negro do Congresso Nacional, reuniu os chefes e principais líderes dos Três Poderes da República, além de membros dos Judiciários, governadores, ministros, parlamentares e muitas outras autoridades.

“Juntamente com o presidente Lula e chefes dos demais Poderes, lembramos os absurdos ataques promovidos aos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal, naquele 8 de janeiro de 2023, que jamais podem ser esquecidos. Mais do que isso, porém, foi um ato em que reforçamos que a democracia prevaleceu e prevalecerá, e que defendê-la e fortalecê-la é um dever permanente de todos nós”, disse Juscelino Filho.

Em seu discurso, o presidente Lula defendeu a punição de todos os envolvidos no atentado de 8 de janeiro passado. “Todos aqueles que financiaram, planejaram e executaram a tentativa de golpe devem ser exemplarmente punidos. Não há perdão para quem atenta contra a democracia, contra seu país e contra o seu próprio povo. O perdão soaria como impunidade. E a impunidade, como salvo conduto para novos atos terroristas”, frisou.

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), assegurou que o parlamento é esteio seguro da democracia. “Estaremos sempre abertos ao debate, ao pluralismo e ao dissenso. Mas nunca toleraremos a violência, o golpismo, o exercício arbitrário de razões, o desrespeito à vontade do povo brasileiro. Há algo urgente que anda ao lado da defesa da democracia e que demanda igualmente nossa atenção: precisamos trabalhar para garantir o bem-estar da população brasileira”, afirmou.

Em ato simbólico antes do ato Democracia Inabalada, o presidente Lula, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, participaram da reintegração ao patrimônio público de uma tapeçaria de Burle Marx e de uma réplica da Constituição Federal de 1988. A obra de Marx é de 1973 e foi vandalizada durante a invasão ao Congresso, enquanto a réplica da Carta Magna foi recuperada após ser furtada do Supremo.

Brandão assegura policiamento no Carnaval da Prefeitura de São Luís

 

Depois do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), ter demonstrado não querer “briga” com o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), e anunciar um outro local para fazer o Carnaval na Beira-Mar, foi a vez de Brandão demonstrar que a polêmica está superada.

O governador maranhense já informou aos seus auxiliares que irá apoiar, no que for necessário e possível, a Prefeitura de São Luís na realização da festa e na Cidade do Carnaval, anunciada no fim de semana pelo prefeito Braide.

Brandão também fez questão de, nas redes sociais, afirmar que o policiamento está assegurado para os eventos carnavalescos, mesmo àqueles que não sejam promovidos pelo Governo do Maranhão.

“Como sempre temos feito, vamos continuar apoiando as festas carnavalescas no Maranhão, garantindo também o policiamento. Sabemos da importância desses eventos para economia, por isso contamos com a parceria de todos os agentes públicos para a realização de um Carnaval histórico”, afirmou.

Era exatamente isso que se esperava dos dois gestores, maturidade para uma relação cordial, respeitosa e colaborativa, para o bem da capital maranhense e de sua população.