Postado em: 21 de dezembro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Brandão comemora promulgação da Reforma Tributária

 

Depois de um debate amplo, que durou cerca de 30 anos, o Congresso Nacional promulgou a Reforma Tributária, na quarta-feira (20), inclusive com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), comemorou a decisão histórica e que considerou “mais justa”.

“Dia histórico para o Congresso Nacional! A reforma tributária foi promulgada, após 30 anos de espera. Demonstração de compromisso com o povo brasileiro por um sistema mais justo para todos”, destacou Brandão.

ICMS – Diante da aprovação da Reforma Tributária, alguns estados estão recuando no aumento já anunciado do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o ano de 2024.

Rio Grande do Sul, Espírito Santo e São Paulo decidiram não mais encaminhar às suas assembleias legislativas projetos para aumentar o percentual do ICMS cobrado nos estados. Mudanças nas alíquotas precisam de aprovação no ano anterior ao início da cobrança.

No Maranhão, a Assembleia Legislativa já aprovou o reajuste solicitado pelo governo maranhense, fazendo com que o imposto passe de 20% para 22%, sendo um dos maiores do Brasil.

O governador Carlos Brandão não comentou se o Maranhão irá recuar na iniciativa de reajustar o ICMS, após a Reforma Tributária.

Mulher incendeia casa e mata as duas filhas por não aceitar término em Parnaíba



A mulher identificada como Jéssica Nascimento, teria agido por conta do fim de seu relacionamento.

Uma mulher identificada como Jéssica Silva Nascimento, por não aceitar o fim de seu relacionamento, desencadeou sequência de tragédias na madrugada desta quarta-feira (20/12) em Parnaíba, litoral do Piauí. Jéssica teria incendiado a própria casa e, em seguida, levou suas duas filhas em uma moto até a praia da Pedra do Sal, onde as afogou e, alguns momentos depois, cometeu suicídio.


Entenda o caso


Por volta das 22h30, policiais do 27º Batalhão da Polícia Militar receberam um chamado urgente sobre um incêndio na residência de Jéssica Silva do Nascimento, localizada no Raul Bacelar 3, Quadra G, Casa 16. Jéssica, em desespero pelo término do relacionamento com seu companheiro, Paulo, teria ateado fogo na própria casa. O Corpo de Bombeiros chegou rapidamente, controlando o incêndio.

Contudo, Jéssica fugiu do local levando suas duas filhas, identificadas como Alice e Letícia. Foi encontrado um caderno contendo escritos pela mulher que se assemelhavam a cartas de despedida endereçadas ao ex-companheiro, Paulo, e a outra pessoa chamada Tatiana. No caderno, Jéssica mencionava um possível afogamento na praia.

Diante da fuga da mulher, todas as informações foram repassadas ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), que imediatamente iniciou uma averiguação na região da Pedra do Sal. Minutos depois, o Copom recebeu a comunicação de um afogamento na mesma localidade.

Viaturas policiais e equipes de resgate, compreendendo bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foram deslocadas para a Pedra do Sal. Infelizmente, constatou-se que as vítimas do afogamento eram as filhas do casal, Alice e Letícia. Jéssica foi localizada posteriormente com indícios de suicídio.

As crianças foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Nossa Senhora de Fátima mas não resistiram

Postado em: 20 de dezembro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Vídeo: Lula tem saída tumultuada da promulgação da tributária

 

A saída do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do Congresso Nacional, após promulgação da Reforma Tributária nesta quarta-feira (20/12), foi bastante tumultuada. Congressistas de oposição seguiram o presidente, que foi escoltado por seguranças.

Houve muito empurra empurra e gritos. Enquanto apoiadores gritavam frases como: “Viva o presidente Lula!”, parlamentares de oposição aproveitaram para xingar o presidente de “ladrão”.

No meio da multidão, se destacou o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante-BA), que conseguiu gritar e equilibrar uma Bíblia aberta na mão, marca registrada de sua atuação no Congresso.

Lula deixou o prédio acompanhado de seguranças e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSD).

Também participaram da cerimônia de comemoração pela Reforma Tributária o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento), Camilo Santana (Educação) e Renan Filho (Transportes).

Metrópoles

Brandão é homenageado por vereadores de São Luís

 

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), recebeu, nesta quarta-feira (20), a maioria dos vereadores de São Luís, no Palácio dos Leões.

Na oportunidade, Brandão foi homenageado pelos vereadores da capital maranhense. O governador recebeu uma “placa de reconhecimento pela parceria” entre o Executivo estadual e o Legislativo de São Luís.

“Recebi dos vereadores de São Luís uma grata homenagem. A placa de reconhecimento pela parceria ao longo de mais este ano entre o nosso Governo do Maranhão e a Câmara Municipal reforça essa boa relação. Seguiremos, de mãos dadas, em prol da nossa cidade”, agradeceu Brandão.

O presidente da Câmara de São Luís, Paulo Victor (PSDB), justificou a homenagem feita ao governador.

“Hoje, como forma de agradecer por toda a parceria em 2023, fizemos uma visita de cortesia ao amigo e governador Carlos Brandão, reafirmando o compromisso de continuar caminhando juntos no próximo ano. Gratidão, meu amigo, não apenas por sua amizade, mas por reconhecer o trabalho e a seriedade desses homens e mulheres que representam cada região de São Luís e lutam todos os dias por uma vida mais digna para nossa gente”, destacou Paulo Victor.

Ana do Gás deixa AL e assume secretaria no Governo do MA

 

Agora é oficial. A deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) já está nomeada na recém-criada secretaria extraordinária de Assuntos Legislativos do Governo do Maranhão.

A nomeação de Ana do Gás no Governo Brandão faz com que a parlamentar deixe a Assembleia Legislativa, abrindo espaço para o primeiro suplente da Federação Brasil da Esperança, o petista Zé Inácio.

A iniciativa de convidar Ana do Gás para o Governo do Maranhão foi uma estratégia do governador Carlos Brandão (PSB), que queria o PT representado no parlamento estadual maranhense.

Zé Inácio estava como deputado desde o início do Governo Brandão, mas deixou a AL com o retorno do deputado Othelino Neto (PCdoB), que deixou de integrar o Governo do Maranhão, retornando ao parlamento e, automaticamente, devolvendo Zé Inácio para a suplência.

Com a chegada de Ana do Gás no Governo Brandão, o PT volta a ter um representante na AL do MA.

Brandão anuncia atrações do Reveillon no Maranhão  

 


Na noite desta terça-feira (19), o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), nas redes sociais, anunciou as atrações da festa de Reveillon no último dia de 2023.

O evento será realizado na extensão da Avenida Litorânea e terá como atração principal a cantora sergipana, Klessinha. No entanto, a maioria das atrações serão locais, como: Argumento, Bicho Terra, GDAM. Thaís Moreno.

“O Reveillón do Maranhão vem aí, com uma grande programação! Temos um encontro marcado no dia 31, na Avenida Litorânea. Uma noite de celebração e boas energias, para começar 2024 com o pé direito. Não perca!”, anunciou Brandão.

VÍDEO: Moradores fazem protesto na porta da prefeitura pedindo melhorias em ruas do município de Raposa

 

Segurando faixas e cartazes, diversas famílias amanheceram nesta quarta-feira (20) na porta da prefeitura de Raposa protestando contra as atuais condições das vias públicas do município.

Parte dos moradores são residentes na Vila Laci, onde diversas casas foram alagadas pela chuva de ontem (19). A manifestação aconteceu de forma pacífica.

Segundo os moradores, a comunidade sofre há pelo menos dois anos devido à falta de assistência por parte do poder público municipal e eles estão cansados de esperar pela demora no projeto de pavimentação.

Populares da Vila Rosinha e Vila Talita também estiveram no local. De acordo com a moradora Maria do Carmo, a comunidade sofre com a falta de infraestrutura e a situação vai piorar com a chegada do período chuvoso.

“Nosso bairro é um lugar esquecido pelo prefeito Eudes Barros. Nunca chegou asfalto ou bloquete. Nossa intenção é realizar um movimento pacífico para chamar a atenção do poder municipal”, declarou.

Ninguém da prefeitura apareceu no local para falar com os protestantes.


Fonte: Blog do Domingos Costa