Postado em: 16 de dezembro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Detran-MA vai instalar 178 novos radares de velocidade


Com objetivo de preservar vidas e contribuir para a redução de sinistros de trânsito, reforçando a segurança viária, o Governo do Maranhão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), está implantando novos radares de velocidade em pontos estratégicos do estado. Além disso, os novos equipamentos também contribuirão para reforçar a segurança pública, sendo primordiais para a prevenção e combate ao crime.

Os novos radares estarão estrategicamente posicionados em locais com índices elevados de sinistros de trânsito, visando evitar excessos de velocidade e, consequentemente, promover um trânsito mais seguro para todos os usuários das vias. Inicialmente, 24 municípios maranhenses, 20 MAs e 2 vias serão contemplados com 178 equipamentos. O projeto iniciará na Estrada do Araçagi (MA-203), em São José de Ribamar, na Avenida Litorânea, em São Luís, até chegar na Avenida Pedro Neiva de Santana (MA-122), em Imperatriz.
O Diretor-geral do Detran-MA, Hewerton Pereira, destacou a importância da medida para a segurança no trânsito. “A instalação desses novos radares faz parte de uma estratégia abrangente para a redução de sinistros de trânsito e preservação de vidas. A fiscalização eletrônica é uma ferramenta eficaz para inibir comportamentos imprudentes nas estradas, promovendo um ambiente mais seguro para todos. Esse projeto é uma importante parceria entre Detran, Secretaria de Segurança Pública e MOB”, afirmou o Diretor.
Os novos radares de velocidade, juntamente com novas câmeras de videomonitoramento, serão supervisionados por profissionais capacitados do Centro de Controle Operacional (CCO), instalado na sede do Detran-MA, na Vila Palmeira. Em breve, todo Maranhão contará com os equipamentos, que fazem parte do projeto de aumentar a segurança pública e viária no estado.

Camarão volta a assumir o Governo do MA em janeiro de 2024


O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), já anunciou que estará viajando de férias em janeiro de 2024.

Como a viagem do governador será para fora do Brasil, no período de 11 a 21 de janeiro, caberá ao vice-governador Felipe Camarão (PT), assumir o comando do Palácio dos Leões.

Brandão também fará um viagem na semana entre o Natal e Ano Novo, mas ficará dentro do Brasil.

Com Felipe Camarão assumindo o Governo do Maranhão, o secretário adjunto da Educação, Anderson Lindoso, assumirá o comando da pasta no período.

Postado em: 15 de dezembro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Recorde: Porto do Itaqui comemora operação do milésimo navio num ano

 

O Porto do Itaqui comemorou, nesta semana, a chegada do milésimo navio no ano de 2023, o que acontece pela primeira vez em sua história. O navio responsável por essa marca é o Genco Bourgogne, que atracou no berço 101 às 03h30 da última terça-feira, 13.

O Genco Bourgobne, com bandeira das Ilhas Marshall, chegou carregado de 19.800 toneladas de fertilizante, evidenciando a eficácia logística do porto em um novo marco superado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).

“Essa é uma conquista importante para o Porto do Itaqui e para o Maranhão. É um reconhecimento do trabalho que estamos realizando para tornar o porto cada vez mais competitivo e eficiente. Cada conquista dessa nos traz mais responsabilidade e a certeza de que somos, realmente, um das melhores soluções logísticas do país”, destacou o presidente do Porto, Gilberto Lins.

O Porto do Itaqui é um dos principais portos do Brasil e do Arco Norte. No ano passado, movimentou mais de 33 milhões de toneladas de carga. Já neste a ano, a previsão é de superar mais de 36 milhões de toneladas movimentadas. Sendo um dos principais portos do país em movimentação de granéis líquidos e granéis sólidos.

Marco histórico – A milésima operação este ano, no Porto do Itaqui, é um novo marco para a EMAP. A empresa vem trabalhando para tornar o porto cada vez mais competitivo e eficiente; e essa conquista é um reconhecimento desse esforço. É um reflexo da eficiência logística do porto. O tempo médio de atracação no porto é de 4 dias e meio, o que é considerado um tempo competitivo no cenário nacional.

Além disso, o Porto do Itaqui tem um sistema de controle operacional eficiente, que permite a gestão dos processos de forma integrada e segura. Esse sistema contribui para a redução do tempo de espera dos navios e para a melhoria da produtividade do Porto.

Justiça Eleitoral emite certidão e atesta que Laci está elegível em Raposa




O ex-prefeito do município de Raposa, José Laci de Oliveira teve uma importante vitória na Justiça Eleitoral nos últimos dias. A certidão eleitoral de Laci foi emitida na última quinta-feira, dia 07 de dezembro de 2023 pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

“Certifico que, de acordo com os assentamentos do Cadastro Eleitoral e com o que dispõe a Res.-TSE no 21.823/2004, o(a) eleitor(a) abaixo qualificado(a) está QUTIE com a Justiça Eleitoral na presente data Eleitor(a): JOSE LACI DE OLIVEIRA Inscrição: 1774 0527 1198 Município: 8168 – RAPOSA Data de nascimento: 21/04/1955 Zona: 093 Seção: 0191”, diz o documento o qual o Blog do Domingos Costa teve acesso.

Ainda conforme a Certidão, o conceito de quitação eleitoral reúne a plenitude do gozo dos direitos políticos, o regular exercício do voto, salvo quando facultativo, o atendimento a convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito, a inexistência de multas aplicadas, em caráter definitivo, pela Justiça eleitoral e não remitidas, excetuadas as anistias legais, e a regular prestação de contas de campanha eleitoral, quando se tratar de candidatos.

– Duas decisões

A certidão em favor de Laci acontece após ele ganhar duas decisões na Justiça que, até então, o deixavam inelegível. Contudo, diante da vitória na Justiça, o ex-prefeito de Raposa recupera seus direitos políticos eleitorais. Ele é pré-candidato a prefeito da cidade a qual foi o primeiro prefeito eleito e reeleito e também já teve a filha, Talita Laci, como prefeita.


LEIA TAMBÉM:

– ELEGÍVEL: Laci consegue duas decisões na Justiça e está livre para disputar as eleições de 2024


Fonte: Blog do Domingos Costa 

Mulher fã do cantor Zezo desabafa após ser ignorada pelo artista: “Ele é um grosso, não é humilde”

 

Uma senhora identificada por Francisca Moreira, fã do cantor Zezo, desabafa após não receber a atenção merecida do artista.

Francisca, conhecida por sua paixão pelo forró, expressou sua decepção após uma interação frustrante com o cantor Zezo.

Francisca solicitou uma foto com o artista, mas a resposta do cantor não foi a esperada. A idosa, visivelmente chateada, desabafa, chamando Zezo de “grosso” e afirmando que ele não é humilde.

“Me arrependi de ter ido naquele show.  Sou fã do Zezo, ele não me deu confiança, não estava nem aí. Fui falar com ele e eu queria apenas uma foto. Agarrei ele para abraçar, ele tirou a minha mão. Não me deu confiança. Ele é um grosso, ele não é humilde, desabafou a idosa.

O episódio que aconteceu no evento de comemoração do aniversário da cidade de Morro do Chapéu, no sul do Piauí, gerou discussões entre os fãs do artista e levantou questões sobre a postura dos ídolos diante de seus admiradores. Do Portal R10

Adolescente detalha à PF como conseguiu invadir conta de Janja

 

Foto: Sergio Lima / AFP

O adolescente de 17 anos que admitiu ter invadido o perfil de Janja da Silva no X (antigo Twitter) disse, em depoimento à Polícia Federal, como acessou a plataforma. O jovem afirmou que encontrou informações do e-mail e da senha da primeira-dama por meio de vazamento de dados na internet. Ele confessou que fez mais de 30 postagens com ofensas a Janja.

O adolescente relatou que não planejou acessar previamente a conta da primeira-dama e que o fez após encontrar os dados dela de maneira casual na internet. Disse ainda que acessou a conta de e-mail e a rede profissional Linkedin da primeira-dama, mas que não realizou alterações e nem analisou ou baixou as conversas e o conteúdo ao qual teve acesso. Janja tem um Linkedin que está sem uso.

O jovem relatou que seu objetivo era apenas fazer postagens na plataforma X. Afirmou também que está arrependido de ter feito a invasão e que não pensava que o ataque hacker teria tanta repercussão.

O menor de idade foi alvo de um mandado de busca e apreensão da PF, nesta manhã, em Sobradinho (DF). Como informou a jornalista Camila Bonfim no “G1”, ele confessou a invasão já neste momento.

A PF apreendeu com ele um computador, dois celulares e cinco pen-drives. Por ser menor, ele foi ouvido na condição de informante. Entre os crimes investigados estão difamação e invasão de dispositivo informático. O caso corre no inquérito das milícias digitais, conduzido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, por disseminar conteúdo de ódio contra autoridades.

O Globo

Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná emite parecer favorável à cassação de Sergio Moro

 

Foto: Pedro França/Agência Senado


A Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná emitiu parecer favorável à cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil) e inelegibilidade do ex-juiz, nesta quinta-feira (14). O órgão entendeu que houve prática de abuso de poder econômico durante a pré-campanha eleitoral de 2022.

A chapa de Moro foi acusada em duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) de caixa dois, utilização indevida de meios de comunicação social, além de abuso de poder econômico. As ações foram protocoladas pelo PL e pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV).

Moro prestou depoimento no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná no dia 7 de dezembro. No mesmo dia, o senador criticou as duas ações da qual é alvo e afirmou que as acusações são “levianas”.

No parecer publicado pela Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná nesta quinta-feira, os procuradores Marcelo Godoy e Eloisa Helena Machado descartaram as acusações de uso indevido de comunicação social e de caixa dois.

No entanto, os procuradores entenderam que houve abuso de poder econômico devido ao gasto de pelo menos R$ 2 milhões durante a pré-campanha, feito com investimentos conjuntos do Podemos e do União Brasil.

O relatório aponta que o total gasto na pré-campanha de Moro representa 110% da média dos investimentos realizados por todos os candidatos ao Senado no Paraná durante a campanha eleitoral.

Os procuradores também analisaram o fato de que a pré-campanha de Moro, em um primeiro momento, estava voltada para a corrida presidencial.

O “downgrade” para o Senado não é considerada ilícito, segundo o documento. No entanto, os procuradores consideram a pré-campanha “abusiva” pela grande visibilidade gerada pelo alto investimento para promoção pessoal, em detrimento dos concorrentes do ex-juiz.

“A lisura e a legitimidade do pleito foram inegavelmente comprometidas pelo emprego excessivo de recursos financeiros no período que antecedeu o de campanha eleitoral, porquanto aplicou-se monta que, por todos os parâmetros objetivos que se possam adotar, excedem em muito os limites do razoável.”

Por fim, o parecer recomenda a inelegibilidade de Moro e do suplente Luís Felipe Cunha, que participou diretamente da pré-campanha do ex-juiz em eventos e viagens. No caso do suplente Ricardo Guerra, o parecer foi somente pela cassação da chapa completa.

Os procuradores indicaram ainda para a realização de novas eleições para o Senado, no Paraná, caso a Justiça decida pela cassação definitiva do mandato de Moro.

Agora, os autos seguem para o desembargador relator do caso, que deve julgar a ação em janeiro.


g1/Globo