Postado em: 4 de dezembro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Jovem que confessou ter assassinado e tentado canibalismo com adolescente atraiu vítima com um livro sobre serial killer

 

Casa onde rapaz morava foi cenário de crime brutal — Foto: Reprodução da TV Globo

Um jovem de 18 anos foi preso em flagrante após matar uma colega de escola, de 17, na sexta-feira, 1º.  O namorado da vítima também foi esfaqueado pelo agressor.

O jovem que confessou ter assassinado e tentado canibalismo contra uma colega de 17 anos contou, em depoimento, que atraiu a jovem para sua casa com o argumento de que a presentearia com um livro. Segundo o jovem, os dois tinham interesse sobre histórias de serial killer.

Apesar de se conhecerem há algum tempo, eles se tornaram mais próximos somente esse ano, quando começaram a estudar na mesma escola.

Segundo a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Madeleine Dikemann, o rapaz teria tentado cometer canibalismo com a morta. O assassinato aconteceu em Atafona, em São João da Barra, no Norte Fluminense, na última sexta-feira.

A  polícia também confirmou que o resultado da perícia comprovou que a adolescente foi estuprada antes de ser morta asfixiada.

De acordo com a policial, antes de morrer a menina ainda conseguiu pegar uma faca para tentar se defender, mas o rapaz retirou das mãos dela, quebrou e jogou longe.

— Ele alega que esganou com as mãos, mas pelas fotos que nós temos do local, há a possibilidade de ele ter feito a asfixia através de fio de escova elétrica — contou a delegada. O assassinato aconteceu em cômodo de uma quitinete que fica nos fundos do terreno da família do jovem.

Para tentar ocultar a morte da jovem, o rapaz usou o telefone celular da vítima e, se passando por ela, enviou uma mensagem para o namorado dela, de 16 anos, atraindo-o para a cena do crime. Lá o acusado diz ter matado a menina e esfaqueia o namorado dela por trás e entra em luta corporal com ele.

—Segundo o autor a intenção dele era acertar a carótida (veia do pescoço que faz a ligação entre o cérebro e o coração) do namorado da vítima para ser mais rápido, mas o menino se desviou e (a facada) atingiu a bochecha — disse a delegada.

Os gritos do rapaz chamaram a atenção da irmã do acusado. Ela ainda teria a convidado para participar do crime, segundo a delegada, mas a jovem se recusou e levou o irmão para a rua, onde ele foi agredido por populares.

—Matou a vítima de forma premeditada, através de emboscada — disse Madeleine Dikemann —É réu confesso. Matou a vítima porque tinha intenção de matar alguém e escolheu, infelizmente, essa menina de 17 anos, que era amiga dele.

O rapaz foi classificado pela delegada como “bastante frio”. O corpo da jovem morta por ele foi sepultado neste sábado. O namorado dela segue internado.

A delegada afirmou que o rapaz vai responder por homicídio qualificado praticado contra a colega e por homicídio qualificado tentado contra o namorado dela, cuja pena é de 12 a 30 anos de prisão, além de vilipêndio à cadáver, com pena de um a três anos de detenção. O caso está sendo investigado pela 146ª DP (Guarus).

O Globo/Terra

Postado em: 3 de dezembro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Dia do Delegado de Polícia, 3 de dezembro, nossa homenagem e gratidão ao Dr. Marconi Caldas, titular da Delegacia de Polícia Civil de Raposa.



Um dos Delegados de Polícia mais querido e respeitado da Região Metropolitana de São Luís: Marconi Caldas. Honrado, responsável,  aguerrido, corajoso e destemido que hoje é consagrado pela população raposense pela sua  dedicação e amor a causa.

Delegado de Polícia que não foge à luta, que defende e protege a sociedade e o nosso povo com sua firmeza de caráter e sem medo de intimidação, Um Delegado que por onde passou exercendo essa missão árdua e espinhosa sempre correspondeu a expectativa  daqueles que lhe confiaram o cargo  conquistando assim o coração e a amizade das pessoas.

Delegado Marconi, tem uma folha de serviço profissional  prestado de forma  brilhante e invejável, Combater o crime e a violência como ele só quem nasceu vocacionado. 

Parabéns pelo dia do Delegado 

Lula diz ter medo de guerra na América do Sul e pede ‘bom senso’ de Venezuela e Guiana

 

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo esperar “bom senso” no dia em que a Venezuela realiza um referendo para anexar um território rico em petróleo que corresponde a cerca de dois terços do território da Guiana. Em entrevista coletiva em Dubai, o presidente confirmou que tem medo de uma guerra na vizinhança e disse “se tem uma coisa que o que a América do Sul não está precisando agora é de confusão”.

Falando a jornalistas no lobby do hotel momentos antes de partir para Berlim, Lula disse ter falado por telefone com o presidente da Guiana, Irfaan Ali. E lembrou que o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, esteve em Caracas para conversar com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, a fim de evitar uma escalada.

— Tem um referendo, provavelmente o referendo vai dar o que o Maduro quer [anexar a Venezuela], porque é um chamamento ao povo para aumentar aquilo que ele entende que seja o território dele — afirmou Lula. — Só tem uma coisa que o mundo não está precisando. Se tem uma coisa que a América do Sul não está precisando agora é de confusão. Se tem uma coisa que precisamos para crescer e melhorar a vida do nosso povo é a gente baixar o facho, trabalhar com muita disposição de melhorar a vida do povo e não ficar pensando em briga. Não ficar inventando história. Espero que o bom senso prevaleça do lado da Venezuela e do lado da Guiana.

Lula, que passou por Dubai para participar da conferência climática COP28, foi questionado na coletiva pelo Valor se tem medo de uma guerra entre os dois países.

— Quem é que não tem medo de guerra, cara? É uma contradição a gente fazer um encontro dessa magnitude [COP28] para discutir a redução de gases de efeito estufa e os caras jogando bomba — afirmou. — A humanidade deveria ter medo de guerra, porque só faz guerra quando falta o bom senso. Quando o poder da palavra se exauriu por fragilidade dos conversadores. Vale mais a pena uma conversa do que uma guerra.

Disputa tem quase 200 anos

A disputa fronteiriça entre Venezuela e Guiana já se arrasta por quase dois séculos. O estopim foi em 1835, quando o governo britânico começou a delimitar as fronteiras de sua então colônia, definindo o rio Orinoco como a divisa, abocanhando um imenso território rico em ouro que os venezuelanos reivindicavam como seu. Para a Venezuela, o limite de suas terras chegava até o rio Essequibo, centenas de quilômetros a leste dali.

Em 1899, uma comissão arbitral em Paris concedeu 95% do território em disputa à Guiana. Mas, em 1962, a Venezuela declarou a região concedida à antiga colônia no século anterior como uma Zona em Reclamação. Em 1966, com a independência da Guiana, os dois países assinaram um tratado em Genebra em que reconheciam a controvérsia, outorgando ao Secretário-Geral da ONU autoridade de mediação.

Desde 2018, o assunto está sendo discutido na Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, por sugestão do atual secretário-geral, Antônio Guterres. A mudança ocorreu três anos após a ExxonMobil ter descoberto imensas reservas de petróleo na região, o que reacendeu o conflito. A Venezuela, no entanto, não reconhece a jurisdição do tribunal para decidir sobre a disputa.

O Globo

Seja bem-vindo, dezembro



Chegamos a dezembro. E devo confessar o quanto acho verdadeiramente impressionante como o tempo passa com tanta rapidez. Principalmente quando nos ocupamos com o que nos faz bem, nos motiva. Quando estamos diante de um jogo de futebol, intenso, veloz, cheio de alternativas, nos vem logo o comentário: jogo bom, passa rápido. Assim, chegamos ao último mês do ano com a sensação de que, mesmo diante de tudo que fizemos, queríamos ter feito mais. Diante das impossibilidades e do respeito à legalidade, temos que guardar trabalho para o próximo ciclo.

De todo modo, conseguimos manter o Maranhão com saldo positivo no número de empregos, mês a mês. E somos o segundo do país a apresentar a maior redução na taxa de desemprego. Isso é sinal de que estamos alcançando nossos objetivos, mesmo diante de tantas dificuldades que não só o Maranhão, mas todos os estados passam. Nossa estratégia é firmar parcerias, tanto com a União como com a iniciativa privada e os municípios; reforçar nossas potencialidades; garantir segurança jurídica e institucional aos investidores; continuar o processo de capacitação da mão de obra maranhense e manter os investimentos públicos.

Aliás, sobre investimentos públicos, não há como deixar de citar o lançamento de uma obra estruturante que estamos iniciando na Grande Ilha. A Avenida Metropolitana, que terá cerca de 10 km de extensão, será executada em quatro etapas, impactando cinquenta bairros da capital, quatro cidades e beneficiando aproximadamente um milhão de maranhenses. Executada em parceria com o governo federal e municípios, ela vai garantir muito mais do que uma melhor mobilidade urbana. Além da segurança no ir e vir, os moradores da região verão nascer novas oportunidades na economia e ganharão aquele precioso tempo para utilizarem da melhor forma. Sendo com a família, melhor ainda.

E por falar em família, precisamos deixar registrada a nossa imensa satisfação em ter recebido, há uns dez dias, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para o lançamento do projeto Telemedicina, uma nova esperança a muitas famílias que moram em locais distantes e que carecem do acesso a médicos especialistas. Em junho de 2022, tive que passar por um procedimento cirúrgico. E no período de internação comecei a conversar com os médicos sobre a possibilidade de termos consultas à distância para os maranhenses. Agora, em parceria com o Ministério da Saúde e a Beneficência Portuguesa, por meio do projeto TeleNordeste, chegaremos aos 217 municípios maranhenses, contanto com o apoio fundamental da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). A ideia é que o usuário, após consulta com o clínico geral na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, do bairro ou povoado, caso seja necessário, agende uma consulta on-line com um especialista. É simples, mas temos a certeza de que trará ótimos resultados.

De ação em ação, valorizando o tempo que Deus nos proporcionou para deixar algo de bom aos maranhenses, seguimos com a plena consciência de que o Maranhão não pode perder tempo. Então, seja bem-vindo, dezembro!

Falso advogado é detido em flagrante na sede da OAB/MA




A OAB Maranhão, por meio da Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia, acionou a Polícia Militar para prestação de auxílio na detenção de um homem que estava praticando exercício ilegal da profissão nas dependências da Seccional Maranhense. A medida foi tomada na sexta-feira, 1º de dezembro.

Após interrogatório dos integrantes da Comissão, com o apoio da PMMA, foram identificados vários indícios de documentação falsa apresentada pelo denunciado. Em seguida, o indivíduo foi conduzido até a sede da Polícia Federal, em São Luís. Após rápida investigação da PF e constatados os ilícitos, o acusado foi encaminhado para o Centro de Triagem.

A ação integra a campanha deflagrada pela OAB/MA de Combate ao Exercício Ilegal da Advocacia, que envolve vários Comissões (entre elas, Defesa das Prerrogativas e de Fiscalização da Atividade Profissional), o Tribunal de Ética e Disciplina, além das 19 Subseções da Seccional. A primeira denúncia do caso veio por meio da atuação da Comissão de Ética de Açailândia.

“O exercício ilegal da profissão é uma ação perversa, pois é praticada, principalmente, em face de pessoas vulneráveis e mais suscetíveis, como idosos, aposentados e pensionistas, além de ser uma concorrência ilegal contra aqueles que se legitimam como profissionais em advocacia por meio do Exame da Ordem”, afirmou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

Nessa semana, a Comissão de Fiscalização da OAB/MA esteve nas Subseções de Chapadinha e Barreirinhas, realizando mais 6 diligências no interior do estado nos municípios de Anapurus, Chapadinha, Tutóia, Humberto de Campos, Barreirinhas e no Povoado da Palestina (MA). As atividades aconteceram nos dias 29 e 30 de novembro.

Para o presidente da Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia, Jonatas Dutra Fernandes, “a OAB/MA atua em todo o Maranhão, por meio da campanha intitulada Advogada e advogado têm rosto, nome e OAB. Nesta semana, estivemos em diligência em seis municípios e vamos seguir dessa forma”, acrescentou.

Sobre o caso

O homem que se dizia advogado atuava em Açailândia, com mais de 700 processos, e estava na sede da OAB/MA para participar de uma reunião. Integrantes da Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia já tinham recebido a informação da Comissão de Ética de Açailândia, que se tratava de uma pessoa se passando por advogado.

Assim que tomou conhecimento de que ele se encontrava na sede da OAB/MA, em São Luís, a Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional acionou a Polícia Militar. Ao ser questionado sobre a carteira da Ordem, ele apresentou uma oriunda do Pará. A partir de informações levantadas pela PF, foi indicado que, na época da formação e do Exame da Ordem, ele estava preso em Goiânia. Detectado a falsidade do documento, o homem foi preso em flagrante. Entre os crimes cometidos por eles estão: estelionato, documentação falsa e falsidade ideológica.

A Carteira Suplementar que o falso advogado usava no Maranhão já foi cancelada. O processo para exclusão definitiva segue tramitando na Ordem. A OAB Maranhão também já comunicou a OAB Pará sobre o ocorrido.

Postado em: 2 de dezembro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Ex- Prefeito Laci prestigia posse de Marcus Brandão na presidência do MDB




O ex-prefeito de Raposa, Lací Oliveira, acompanhado de aliados e lideranças, prestigiou nesta sexta-feira (1º), em São Luís, a homologação de Marcus Brandão a presidência do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) do Maranhão. O ato aconteceu durante a convenção estadual do partido no Multicenter Negócios e Eventos, na capital maranhense.

Durante o evento, Marcus Brandão, que é irmão do governador Carlos Brandão, aproveitou o momento e agradeceu a passagem de comando do partido, que muito muitos anos foi comandado pela Família Sarney.

“Acredito que a prova está aqui. Essa multidão que está presente. A maioria eu apertei a mão, conversei e conheço de um a um da grande maioria que está aqui. Fico muito feliz e muito satisfeito em ser bem recebido aqui no MDB”, frisou Marcus Brandão.

No Maranhão,  o MDB tem o comando de sete cidades. Já no Congresso Nacional, o partido tem bancada formada por 43 deputados. Roseana Sarney é única representante do MDB do Maranhão na Câmara Federal.

Ainda estiveram no evento o ministro do Esporte, André Fufuca; o secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha; o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança, Ricardo Cappelli; o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão; a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale; o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor; o ex-governador do Maranhão, João Alberto, que dirigiu o MDB por 28 anos; o prefeito de Bequimão, João Martins e o ex-prefeito Zé Martins, ambos filiados à legenda há anos e demais lideranças políticas do Maranhão.









Marcus Brandão assume oficialmente o comando do MDB

 

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), nesta sexta-feira (1º), no Multicenter Sebrae, realizou sua convenção estadual, num ato grandioso e com a presença não só do presidente nacional da legenda, Baleia Rossi, bem como de lideranças estaduais, tivemos representantes de quase todos os partidos prestigiando o mega evento.

Durante o evento, o empresário e diretor administrativo da Assembleia Legislativa, Marcus Brandão, assumiu oficialmente o comando do MDB no Maranhão e já iniciou os trabalhos para o fortalecimento do partido, principalmente de olho nas eleições de 2024.

“É uma honra dirigir o MDB no nosso estado, um grande partido e com uma grande força, com 43 deputados federais, 11 senadores e três ministros. Tenho certeza de que muito vamos contribuir para o Maranhão. Quero que vocês contem comigo, pois sou homem de missão”, assegurou o novo presidente do MDB-MA, que mostrou força política reunindo prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, secretários de estado, secretários executivos do Governo Federal, ministro e lideranças de todo o Maranhão.

Na oportunidade, o secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, se filiou a legenda.

“Estou honrado em agora fazer parte desse partido que tem tanta história no Maranhão e no Brasil. Estou pronto para dar a minha contribuição para que ele continue avançando e ajudando a construir um estado e um país melhor para todos”, disse Orleans Brandão.

Do Governo Federal, representando a gestão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estiveram presentes: o ministro do Esporte, André Fufuca (PP), e o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli (PSB).

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), que está em viagem oficial para São Paulo, foi representado pelo vice-governador Felipe Camarão (PT).

Já a presidente da AL, Iracema Vale (PSB), muito empolgada com o novo momento do partido, chegou afirmar que o MDB será novamente o maior do Maranhão. Iracema, novamente, foi convidada a se filiar na legenda e disse: “vamos deixar a janela abrir”.