Postado em: 29 de novembro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Policial militar foi baleado morto durante ação no bairro da Estiva em São Luís-MA.



Um policial militar, identificado como Marcos Vinícius Macedo de 25 anos, morreu durante um confronto armado com membros de uma facção criminosa em São Luís, na noite dessa terça-feira, 28.

Após ser levado para o hospital, não resistiu aos ferimentos graves e veio a óbito na unidade de saúde.

O caso ocorreu no bairro Estiva, onde o Soldado Macedo foi atingido nas costas. Ele servia no 21º Batalhão da Polícia Militar e era natural de Teresina.

A PM do Maranhão divulgou nota de pesar lamentando o ocorrido.


VEJA A ÍNTEGRA


É com imenso pesar que a Polícia Militar do Estado do Maranhão solidariza-se com a perda do SD Marcos Vinícius Macedo, ocorrida nesta quarta-feira (28), na cidade de São Luís (MA). O policial era lotado no 21° BPM.

Nesse momento de dor, o Comando da Corporação em nome dos Oficiais, Praças e funcionários civis manifesta condolências aos familiares e amigos

Prefeitos andam “atordoados” com possível operação da Polícia Federal nos próximos dias



São pelo menos três os prefeitos que andam apavorados e com medo de serem os próximos alvos da PF. O titular do Blog recebeu informações que já tem dois dias que um prefeito da baixada maranhense não dorme em casa com medo de uma possível operação.

O prefeito encontra-se em São Luís, e tem dois dias que ele não dorme no seu apartamento, que fica localizado na ponta da areia.

Weverton Rocha projeta mais de 50 votos a favor de indicação de Flávio Dino ao STF


O senador Weverton Rocha (PDT-MA) projeta pelo menos 50 votos favoráveis à aprovação da indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Rocha é o relator da indicação.

Para aprovação, são necessários, no mínimo, votos de 41 dos 81 senadores no plenário.

O senador antecipou que irá apresentar parecer a favor da indicação de Flávio Dino. “Irei apresentar um relatório falando de sua vida vitoriosa, do pleno saber jurídico. Temos muita tranquilidade em levar um relatório com a indicação para aprovação do nosso sabatinado”, disse Weverton em entrevista à imprensa nesta terça-feira (28).

Antes da votação em plenário, Flávio Dino passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), marcada para o dia 13 de dezembro.

“Eu acho que vamos sair com no mínimo 50 [votos], que é um número tranquilo para passar no plenário. Achamos que ele pode chegar a 58 ou a 62. […] Tem colega senador que não vai votar nele, mas não tem o porquê de ele não conversar com o colega”, afirmou o relator.

Senadores de oposição ao governo têm declarado que irão votar contra a indicação, alegando politização do tribunal e revanchismo. Entre eles está Eduardo Girão (Novo-CE). “[O presidente Lula] está colocando o símbolo da revanche, colocando o símbolo da vingança, do deboche. É assim que vai pacificar o Brasil? […]. O STF, a gente já questiona por ser muito político, tribunal politiqueiro. Vai colocar um político nato lá dentro? É muito estranho”, disse o senador em pronunciamento no plenário na segunda-feira (27).

Dino foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (27) para ocupar vaga na Corte Suprema, aberta com a aposentadoria compulsória de Rosa Weber, que completou 75 anos no início do mês.

Formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com mestrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Flávio Dino foi juiz federal por 12 anos, período no qual ocupou postos como a presidência da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a secretaria-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Orleans Brandão se filiará ao MDB em convenção em São Luís



O secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, anunciou que vai se filiar ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) nesta sexta-feira (1º), quando ocorrerá a convenção estadual da legenda. O evento, que oficializará Marcus Brandão no comando do partido no Maranhão, ocorrerá no Auditório Darcy Ribeiro, no Multicenter Sebrae, a partir das 15h30, em São Luís.

O anúncio da adesão de Orleans ao partido foi feito por meio das redes sociais. “Convido a todos para a grande convenção do MDB-MA nesta sexta-feira (1°), em que terei a alegria de me filiar a esse partido que tem uma marcante história no Maranhão e no Brasil e que ganhará mais um reforço com a oficialização do Marcus Brandão na direção estadual”, publicou.

A convenção reunirá importantes nomes do MDB-MA e terá a participação do presidente nacional do partido, o deputado federal Baleia Rossi. A expectativa é fortalecer a sigla e assumir o protagonismo no estado, além de contribuir para as discussões e estratégias no país.

Na ocasião, a histórica legenda terá novas adesões de peso, como a de Orleans Brandão, que vem desempenhando um papel de destaque no Governo do Estado. Como secretário, ele tem tido a função de dialogar com diferentes esferas de poder, como prefeitos, vereadores e demais lideranças, ouvindo as demandas trazidas dos municípios e avaliando com o governador Carlos Brandão e as demais secretarias estaduais a resolução das solicitações.

Postado em: 28 de novembro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Acusado de matar ex-companheira em salão de beleza será julgado em Imperatriz


A juíza Edilza Barros Lopes Viégas, titular da 1ª Vara Criminal de Imperatriz, preside nesta quarta-feira (29) a última sessão do tribunal do Júri do ano na unidade judicial. Na oportunidade, será julgado Wlisses Lima Lucena, acusado de crimes de feminicídio, homicídio e tentativa de homicídio. A vítima de feminicídio foi Rayane da Silva Morais, que teve relacionamento amoroso com o réu. Ela foi morta dentro de um salão de beleza, em 16 de novembro de 2021. Na mesma ação, Wlisses teria, ainda, tirado a vida de Iraildes das Neves Nascimento e tentado contra a vida de Andressa Pereira de Souza. O caso teve grande repercussão à época, causando comoção principalmente na cidade de Imperatriz. 

Constou na denúncia que, na data citada, no Bairro Nova Imperatriz, o denunciado, descumprindo medidas protetivas de urgência, teria matado a tiros Rayanne e Iraildes. Foi apurado que até o dia dos atos criminosos, Wlisses estava perseguindo reiteradamente sua ex-companheira Rayane, inclusive, com emprego de arma de fogo, ameaçando-lhe a integridade física e psicológica, de forma a restringir sua capacidade de locomoção, invadindo e perturbando sua privacidade. Segundo a investigação, Wlisses e Rayane tiveram um relacionamento amoroso, porém, ele não aceitava o fim do relacionamento. Insatisfeito com o término, demonstrando sentimento de 'posse' em relação à mulher, o denunciado passou a persegui-la, reiteradamente, ameaçando-a de morte, chegando, inclusive, a agredi-la quando a mesma regressava de um supermercado.

DESCUMPRIU MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA

Dois dias antes, ele já havia ido atrás de Rayane que, na oportunidade, estava acompanhada do namorado, que entrou em luta corporal com Wlisses. Rayane acionou a polícia militar, porém, o denunciado conseguiu fugir do local antes da chegada da viatura. Sem desistir de sua perseguição implacável, no mesmo dia, Wlisses ligou para Rayane que, na ocasião, afirmou que iria até a delegacia de polícia comunicar o ocorrido, ouvindo de volta o seguinte: "Você pode ir porque mesmo assim vou te matar". Diante das ameaças, ela solicitou medidas protetivas de urgência. Entretanto, em total desrespeito à ordem judicial, o denunciado concretizou as ameaças que vinha proferindo.

Ele foi até a residência da vítima, que também era local de trabalho, pois sabia dos horários do salão de beleza. Diante desse cenário, no dia, horário e local supramencionados, ao visualizar Andressa saindo do salão, o denunciado, portando uma arma de fogo do tipo revólver, calibre.32, abordou-a, ordenando que entrasse no local, perguntando sobre Rayane.  Ao avistar a ex, Wlisses teria efetuado vários disparos com a arma, atingindo Rayane no coração, na cabeça e na coxa. Ato contínuo, ele atingiu Iraildes com um tiro no peito. Por fim, ele teria atirado em Andressa, que caiu e fingiu-se de morta. Wlisses foi preso em flagrante, no mesmo dia, à noite. Rayane e Iraildes tiveram morte instantânea. Para elucidar o caso, a polícia ouviu algumas testemunhas, entre as quais a que sobreviveu ao ataque.

A sessão de julgamento terá início às 8:30, no Salão do Júri do Fórum Henrique de La Roque, e é de responsabilidade da 1ª Vara Criminal.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça


Corregedoria da Justiça inspeciona cartórios de Carolina e Paraibano


Uma equipe técnica da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão se deslocou ao interior do Estado para realizar Inspeção Extraordinária nos cartórios dos 1º e 2º Ofícios de Carolina e dos 1º e 2º Ofícios de Paraibano.

O corregedor geral da Justiça, Froz Sobrinho, indicou a juíza Ticiany Maciel Palácio, supervisora do serviço extrajudicial e o juiz Felipe Soares Damous para presidirem os trabalhos da inspeção, iniciada em 27 de novembro e com encerramento previsto paro dia 1º de dezembro de 2023.

Durante a inspeção, será mantido o atendimento ao público pelos cartórios e os funcionários. Ao final da inspeção, os juízes deverão elaborar um relatório breve, que será submetido ao corregedor-geral da Justiça, para aprovação e tomada de providências, se necessárias.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Além de inspecionar os cartórios, a juíza supervisora do serviço extrajudicial irá se reunir com representantes da rede de saúde e comissão municipal de Regularização Fundiária, para tratar de Carolina e Imperatriz, para tratar da entrega voluntária de crianças para adoção e projeto de regularização fundiária urbana e rural.

Os juízes contam com o apoio dos servidores da Divisão de Correições e Inspeções da Corregedoria: Eliana Almeida Ferreira; José Raimundo Júnior; Cardel Carneiro da Silva,; Renata Seguins Melo; Ana Paula Alceno; Delza Abreu Soares e Uilson Pereira, para assessorarem nos trabalhos.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça


Parnarama divulga resultados de série de julgamentos

 

O Poder Judiciário da Comarca de Parnarama divulgou os resultados das sessões do Tribunal do Júri realizadas na Câmara de Vereadores, no período de 21 a 24 de novembro. Os julgamentos integraram o Mês Nacional do Júri e foram presididos pela juíza titular Sheila Silva Cunha. Os réus foram Josias Ferreira da Silva Júnior e Marcelo Sousa Barbosa (dia 21), Domingos Alves de Sousa (dia 22), Reginaldo da Silva Sousa (dia 23), e José Luís Alves da Silva. Na primeira sessão, o réu Josias Ferreira foi absolvido pelo conselho de sentença, e Marcelo foi considerado culpado, recebendo a pena de 6 anos de reclusão. Eles estavam sendo julgados sob acusação de terem ceifado a vida de José Nilo Santos Silva. Sobre este caso, constou na denúncia que o crime ocorreu em 25 de novembro de 2018, em frente ao Clube União Artística. 

Conforme narrou a denúncia, momentos antes do crime, vítima e acusados estavam em uma festa que ocorria no referido clube. Em dado momento, a vítima e seus acompanhantes resolveram ir embora, com a intenção de impedir uma possível confusão, pois, segundo testemunhas, José Nilo e Josias tinham desavenças e estavam se encarando na festa. Na porta, quando José Nilo estava ligando sua motocicleta, os denunciados se aproximaram e começaram a insultá-lo, momento em que Josias sacou um revólver, mas a arma não disparou. Entretanto, o segundo denunciado, Marcelo, também sacou um revólver e disparou, atingindo fatalmente José Nilo.

FINGIU SER AMIGO

No segundo júri, o réu Domingos Alves de Sousa estava sendo acusado de ter ceifado a vida de Carlos Eduardo dos Santos Lima. Domingos estava sendo acusado, ainda, de prática de crime de roubo, tendo como vítima Dennys de Morais Teixeira. O réu foi considerado culpado e recebeu a pena de 14 anos de reclusão, a ser cumprida, inicialmente, em regime fechado. Foi apurado que o denunciado e a vítima eram velhos conhecidos e mantinham uma relação conturbada, às vezes como amigos, às vezes como desafetos, mas sempre marcada por constantes desavenças. Assim, no dia 19 de fevereiro de 2022, o denunciado ingeria vinho na companhia de um amigo de nome Lucas, quando a vítima chegou pedindo para tomar vinho junto.

Na oportunidade, Lucas disse para Carlos Eduardo tomar um copo e sair. Chateado com a atitude de Lucas, a vítima se dirigiu aos mesmos dizendo, "tem que falar é na frente, fica falando pelas costas, é por isso que tem gente que morre de graça", afirmação que foi interpretada pelo denunciado como sendo uma ameaça de morte. Diante disso, o denunciado ficou cismado com as palavras da vítima. Assim, no dia e horário acima mencionados, Domingos estava na casa de seu amigo Dennys, quando subtraiu para si uma arma de fogo do tipo pistola 9mm e uma motocicleta, e se dirigiu à casa da vítima.

Ao chegar à casa de Carlos Eduardo, o denunciado bateu à porta e o chamou para conversar, fingindo ser seu amigo. Em seguida, a vítima, convencida da intenção do denunciado, a vítima abriu a porta e sentou na calçada para conversar com Domingos, ocasião em que o denunciado, aproveitando-se da confiança e da distração da vítima, teria efetuado um disparo de arma de fogo no abdômen de Carlos Eduardo, causando morte imediata. Na terceira sessão de julgamento o réu foi Reginaldo da Silva Sousa, acusado de prática de homicídio simples que teve como vítima Matusalém Vieira. O conselho de sentença decidiu pela culpabilidade de Reginaldo, que recebeu a pena de 6 anos de reclusão, pena a ser cumprida, inicialmente, em regime semiaberto. 

Sobre o caso, constou na denúncia que, em 24 de fevereiro de 2007, no bairro Terra Nova, o denunciado, utilizando-se de uma faca tipo 'peixeira', ceifou a vida de Matusalém Vieira. Conforme o inquérito policial, a vítima encontrava-se na localidade acima descrita mais especificamente no terreiro da residência de um homem conhecido como 'Marcelo', conversando com outras pessoas quando foi surpreendida com a chegada de Reginaldo.  Ato contínuo, de forma silenciosa e de surpresa, o denunciado teria desferido seis golpes de faca em Matusalém. Quando ouvido perante a autoridade policial, o acusado confessou expressamente a autoria do fato. Reginaldo poderá recorrer em liberdade. 

TIRO E GOLPES DE FACÃO

Fechando a semana de júris, no dia 24 foi a vez de José Luís Alves da Silva, acusado de ter matado José Ferreira Rodrigues, a tiros e golpes de faca. Narrou a denúncia que o crime ocorreu em 25 de outubro de 2006, em Arain, localidade da zona rural de Parnarama. Relatou que vítima e acusado trabalhavam na localidade acima descrito, mais especificamente em uma fazenda, e no dia do fato delituoso a vítima estava tornando banho em um igarapé, quando foi surpreendida com um tiro de espingarda, que teria sido desferido pelo denunciado. Destacou a denúncia que, após efetuar o disparo com a arma de fogo, José Luís, utilizando-se de um facão, empreendeu golpes contra a vítima, na região da cabeça e das costas. 

O corpo de José Ferreira foi encontrado dois dias depois, boiando nas águas do Rio Corrente, já em estado de decomposição. Depois de praticar o delito, o denunciado confessou para duas pessoas a autoria do crime, sendo encontrado apenas em 4 de setembro de 2007. "Os jurados, por maioria, não absolveram José Luís Alves da Silva, do delito de homicídio praticado em face da vítima José Ferreira Rodrigues (…) Reconheceram, por maioria dos votos, que o delito de homicídio foi cometido sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida de injusta provocação da vítima", pontuou a sentença condenatória. Por fim, José Luís recebeu a pena de 8 anos de prisão, a ser cumprida, inicialmente, em regime semiaberto.


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça