Postado em: 24 de novembro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Laci mostra seu potencial como verdadeiro líder político na Raposa

 




O secretário de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira, esteve no município de Raposa na tarde de ontem quinta-feira (23) para participar de dois compromissos, um institucional e outro político.

Primeiro, o titular da Sinfra esteve na residência do ex-prefeito Laci, onde participou de uma rápida reunião com a presença de lideranças políticas, entre elas, o vereador Beka Rodrigues, suplentes de vereadores, a ex-prefeita Talita entre outros nomes da política da cidade.

O secretário da SINFRA fez visita técnica ao lado do Ex-Prefeito Laci, e  Ex-Prefeita Talita Laci e a Superintendente de Governo Ocileia Fernandes estiveram presentes acompanhado na vistoria nas obras  que está sendo revitalizada pelo Governo do Maranhão no cais do  porto do Braga  e logo após seguiu para o bairro garrancho atendendo um pedido do ex-prefeito Lací para recuperação urgente do Viva-Raposa.

“Agradeço pela vinda do secretário e ao Governador Carlos Brandão afirmando que com a restruturação do Espaço do Viva, só quem ganha é a Raposa”. Disse Lací 

O ex-prefeito Lací mostrou a Aparício Bandeira todos os pontos críticos destruídos na praça do Viva-Raposa e em seguida fez agradecimentos.




Na ocasião Osmar Lisboa entrevistou o Secretário Aparício Bandeira Veja abaixo...


Postado em: 23 de novembro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Eliziane Gama deve disputar a Presidência do Senado

 

O assunto não é novo, mas voltou a tona nesta quinta-feira (23), quando a senadora maranhense Eliziane Gama (PSD) se movimentou no sentido de “marcar território” para disputar a Presidência do Senado.

Em agosto, surgiu um movimento de senadoras para tentar emplacar a primeira mulher no comando do Congresso Nacional. Desde então, o nome de Eliziane tem ganhado força na disputa.

De acordo com o site O Antagonista, Eliziane já trabalha nos bastidores e pretende reunir ao menos 15 senadoras da bancada feminina para um jantar na próxima quarta-feira, 29, em Brasília.

O convite, enviado como um jantar de confraternização entre as parlamentares, foi visto como uma forma de Eliziane Gama pavimentar apoio dentro da bancada. Além disso, a senadora que ganhou projeção com a relatoria da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, pretende discutir a sua possibilidade de candidatura junto ao presidente do PSD, Gilberto Kassab.

Se confirmada na disputa, que acontecerá somente em 1º de fevereiro de 2025, Eliziane Gama será a segunda mulher a concorrer à presidência do Senado. A primeira foi Simone Tebet (MDB), que recebeu 21 votos, perdendo para Rodrigo Pacheco, que recebeu 57 votos, em 2021.

Eliziane espera contar ainda com o apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), bem como do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB).

Vale ressaltar que o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem sinalizado apoio para o senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Pela primeira vez da História juntos Laci, Ocileia Fernandes e Aparício Bandeira na Raposa

 



O ex-prefeito de Raposa José Laci (PSB) recebeu em sua residência o secretário de Estado da Infraestrutura Aparício Bandeira e a Superintendente  do Governo Ocileia Fernandes para fazer vistoria nas  obras realizados pelo Governo do Maranhão na cidade.

Esta vistoria foi para mostrar a verdade sobre a ordem de serviço pelo Governador Brandão aonde cai por Terra as Mentiras do Governo Municipal de Raposa. 

Laci, lembrou das dezenas de obras que o governo Brandão vem realizando no município e destacou que as ações são continuação da atenção do ex-governador Flávio Dino em Raposa.

Só lembrando que pelo anda da carruagem os dois marcharao juntos. 

MDB ESTADUAL - Presidente Marcus Brandão anuncia Convenção - 1° de Dezembro no Multicenter Sebrae em São Luís


 

No próximo dia 1º de dezembro, São Luís, a capital do Maranhão, será o palco de um evento político de grande envergadura: a mega convenção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O partido, atualmente presidido por Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão, está prestes a oficializar a mudança de comando, mesmo que Marcus já tenha assumido a presidência desde o mês de outubro.

A transição da liderança no MDB teve início quando Roseana Sarney entregou o cargo para Marcus Brandão em outubro passado. Contudo, a formalização desse processo está marcada para ocorrer durante a mega convenção, um evento de significativa importância para o partido.
Roseana ainda terá poderes dentro do partido.

Ela e o ex-senador João Alberto formaram uma espécie de conselho para a nova diretoria. Além disso, ela integra o diretório nacional do MDB.

O encontro promete reunir figuras proeminentes do MDB em nível nacional, consolidando a transição de poder e estabelecendo a nova direção sob a liderança de Marcus Brandão. A presença de renomados membros do partido fortalecerá o evento, que se tornará um marco no cenário político local e nacional.

A realização da convenção em São Luís representa não apenas a consolidação da nova gestão do MDB no estado, mas também demonstra a relevância política que o partido mantém no panorama brasileiro. A expectativa é de debates sobre os rumos do partido, estratégias para o futuro político e a união em torno dos ideais e projetos que o MDB pretende promover no cenário político atual.

A presença de lideranças nacionais do MDB reforça o protagonismo do evento, sinalizando a importância que o partido confere a esse momento de transição e de definição de sua trajetória política.

Com a oficialização da presidência de Marcus Brandão durante essa mega convenção, o MDB busca não apenas reafirmar seu papel no estado do Maranhão, mas também projetar suas ações e diretrizes para contribuir com o desenvolvimento e as questões políticas em nível nacional.

Grávida, jornalista da TV Canção Nova morre aos 38 anos

 

Foto: Reprodução 

A jornalista e apresentadora do telejornal Canção Nova Notícias Elaine Santos morreu nesta terça-feira, 21, aos 38 anos. A comunicadora, que estava grávida de 23 semanas, foi vítima de uma pneumonia e infecção generalizada. O bebê que se chamaria Rafael também não resistiu e faleceu.

“Com profundo pesar, a Canção Nova comunica o falecimento da jornalista e apresentadora do telejornal Canção Nova Notícias, Elaine Santos, ocorrido na manhã desta terça-feira, 21. Ela foi internada na manhã desta segunda-feira, 20, com insuficiência respiratória. Grávida de 23 semanas, seu estado de saúde agravou-se e ela e o bebê não resistiram”, iniciou o comunicado.

A jornalista trabalhava no canal católico há 15 anos. Ela deixa um filho de um ano e oito meses, Léo, e o marido, Fernando Carvalho.

Lula se reúne com lideranças ambientais para preservação dos biomas brasileiros

A reunião contou com a participação especialistas dos principais biomas brasileiros, lideranças políticas no meio ambiental, a Ministra do Meio Ambiente e o presidente do IBAMA(Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu ontem (22/11) com especialistas dos principais biomas brasileiros, lideranças políticas no meio ambiental, a Ministra do Meio Ambiente (MMA), Marina Silva e o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho para discutir sobre a construção e consolidação de planos de prevenção e controle do desmatamento e desenvolvimento sustentável no Brasil.

A Ministra Marina Silva afirmou que o encontro foi proveitoso. "O presidente Lula tinha pedido essa conversa antes da viagem para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) para levar com ele o compromisso que ele assumiu no primeiro dia de governo: ter planos de prevenção e controle do desmatamento e desenvolvimento sustentável em todos os biomas brasileiro", apontou.

Marina avaliou que o presidente Lula irá levar a pauta dos biomas brasileiros em suas futuras viagens, devido à urgência do assunto. Para a COP28, ressaltou que o Brasil tem o compromisso de evitar que a mudança da temperatura da terra ultrapasse 1,5ºC, de obter recursos para a agenda de reparação de perdas e danos e reduzir a emissão de CO2.

"Já conseguimos uma redução de 250 milhões de toneladas de CO2 nestes 10 meses de governo, com a redução do desmatamento, mas não queremos nos conformar com os resultados já alcançados. Nosso compromisso é de desmatamento zero, proteção do cerrado, da mata atlântica, da caatinga, do pantanal, do pampa, e de todos os biomas brasileiros, olhando ainda para os oceanos", comentou.

"Nós estamos enfrentando uma situação de extremos climáticos. Chuvas absurdas em algumas regiões, secas em outras", emendou.

Em relação ao enfrentamento aos incêndios, a ministra afirmou que o Ministério do Meio Ambiente ampliou a capacidade de enfrentamento dos incêndios e obteve uma redução no âmbito geral de cerca de 14%.

Marina acrescentou que o Plano da Amazônia já está sendo implementado e com os primeiros resultados de redução do desmatamento em 49,5% nos 10 meses de governo do presidente Lula. "Temos o plano de prevenção de controle de desmatamento do cerrado, que já está pronto para ser lançado. Estamos construindo em conjunto a governadores e prefeitos porque é uma articulação que não é apenas do governo federal. Isso não é algo fácil, é algo complexo", afirmou.

"Outra coisa que estamos fazendo é o plano de prevenção dos efeitos deletérios dos efeitos extremos. Estamos trabalhando em dois trilhos com 9 ministérios e várias instituições de pesquisa para que possamos olhar para os 1.038 municípios que são vulneráveis a eventos climáticos extremos, e, de acordo com os mecanismos legais que formos capazes de criar, decretarmos emergência climática em todos esses municípios", reiterou Marina.

Mudança climática

Para o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, o processo de identificar os municípios brasileiros mais sujeitos aos eventos adversos das mudanças climáticas tem por objetivo reconhecer a necessidade de tratamento prioritário de políticas públicas para o enfrentamento das mudanças climáticas.

"A gente está assistindo em tempo real o Sul do país inteiro embaixo d'água. A região Norte e parte da região Nordeste com secas intensas. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) está fazendo toda a base técnica que vai servir de base para muitas outras políticas públicas e de diferentes ministérios", observou.

O secretário de Combate ao Desmatamento, André Lima, afirmou que está sendo feita a avaliação de como foi o processo de elaboração dos planos da Amazônia e do Cerrado, para que estes sirvam de exemplo a otimizar a metodologia e fazer com que os outros quatro planos sejam entregues até o final do primeiro semestre de 2024.

Ao avaliar a fala do presidente Lula no G20 sobre as mudanças climáticas, André afirma que o plano que está sendo elaborado é uma força tarefa para a redução das emissões de gás de efeito estufa no Brasil. "O desmatamento e as queimadas são responsáveis por mais de 50% das emissões brasileiras, então, reduzindo significativamente o desmatamento e a queimada no país, nós vamos dar a maior contribuição que um país já deu então pouco tempo para redução das emissões em escala global".

A meta do secretário é definir uma data com Lula para o plano do Cerrado, já que o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) foi lançado em junho. "O Cerrado e a Amazônia são responsáveis por mais de 85% de todo o desmatamento no Brasil, por isso que nós começamos com esses dois. E o Cerrado vai ser o próximo a ser lançado. Para os outros quatro biomas, nós vamos fazer um esforço grande para lançar até o final de junho do ano que vem", concluiu.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

Senado aprova em dois turnos PEC que limita

Cearense Teodoro Silva Santos toma posse no STJ


Ministro Teodoro Silva, na posse no STJ, ao lado de políticos cearenses e familiares (Foto: João Paulo Biage)

O cearense Teodoro Silva Santos tomou posse ontem (22/11) como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A solenidade ocorreu na sede da Corte em Brasília, às 17 horas. Além dele, também foram empossados os ministros José Afrânio Vilela e Daniela Teixeira.

A solenidade contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Com jurisdição em todo o Brasil no tocante a uniformização da jurisprudência, nós acreditamos que iremos fazer um bom trabalho com vocação, imparcialidade, disposição e, sobretudo, conduzindo os processos com duração razoável. A corte de cidadania é sim uma corte que muito contribui para o sucesso do Judiciário brasileiro", disse Teodoro.

Do Ceará, marcaram presença o governador Elmano de Freitas (PT), o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Abelardo Benevides Moraes, o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, além de grande comitiva de parlamentares e outros políticos.

Teodoro Silva agradeceu a presença de personalidades cearenses e o apoio que teve entre representantes do Estado para ser indicado. De acordo com ele, isso aumenta a responsabilidade como ministro e irá ser defensor do Estado onde estiver, sem negar as origens.

"Tudo dentro da legalidade, porém jamais deixarei de ver nosso Nordeste, principalmente o Ceará, na condição de um alvo que nós devemos prestar a jurisdição com tranquilidade e com amor. Porque lá é a minha terra. Eu sou ministro do Brasil todo, mas não posso negar as origens. Sou cearense e sou nordestino", afirmou.

Reconhecimento

"É uma pessoa altamente qualificada para a corte superior do nosso país. Nós do Ceará estamos muito orgulhosos de ter alguém aqui representante da magistratura do Ceará, oriundo do Ministério Público, agora integrando o Superior Tribunal de Justiça, para garantir a cidadania desse ambiente que é o Poder Judiciário brasileiro", disse Elmano sobre Teodoro.

Camilo afirmou ser uma honra para o Ceará a presença de um desembargador com história no Judiciário cearense. O ministro desejou boa sorte para os novos ministros e que possam somar aos demais integrantes da Corte. "Um desembargador com história no Judiciário cearense. Não tenho dúvida que trará uma grande contribuição ao Judiciário brasileiro. Estou muito feliz e desejo muita boa sorte aos agora ministros Teodoro, Afrânio, Daniela, e que venham somar aos outros ministros do STJ".

Quem é Teodoro Silva Santos

Teodoro Silva Santos foi promotor de Justiça por 18 anos antes de se tornar desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará. Estava na Corte deste 2011. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor), ele é o segundo ministro negro a compor o STJ. O primeiro foi Benedito Gonçalves, hoje corregedor eleitoral.

Em disputa que envolveu 57 nomes oriundos de tribunais de justiça estaduais e tribunais regionais federais, Teodoro foi um dos quatro escolhidos para a lista quádrupla encaminhada para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicar dois ministros. O presidente optou por Teodoro e Afrânio Vilela. Em seguida, as indicações foram aprovadas na Comissão de Constituição e Justiça do Senado com 27 votos favoráveis e nenhum contrário. Depois, foram referendadas pelos senadores em plenário.

Daniela Teixeira foi nomeada também por Lula, escolhida na lista entre membros da advocacia.

O nome de Silva Santos foi avalizado pelo ministro Raul Araújo, do STJ, e por outros conterrâneos, como o ministro da Educação Camilo Santana e o governador do Ceará Elmano de Freitas (PT).

Com informações portal O Povo +

Leia também:

"Democracia é isso", diz Camilo Santana após audiência com bolsonaristas