Postado em: 22 de novembro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Grande Congresso sobre Violência Doméstica ocorreu em Raposa


O Congresso foi Realizado pelo IOBRA sob a Coordenação do Apóstolo Jacy Rocha, Presidente do Instituto Ômega do Brasil e Assessor Especial do Secretário de Segurança Pública.

Participaram do 1° Congresso de Combate a Violência contra a Mulher e o Feminicidio em Raposa, Marconi Caldas, Delegado de Polícia Civil, Dr Raimundo Cutrim Ex-Secretário de Segurança Pública, Ex-Deputado Estadual e Delegado Federal, Kazumi Tanaka, Delegada de Polícia Civil e Coordenadora das Delegacias da Mulher, Reinaldo Campos, Promotor de justiça e demais Autoridades. 

Delegado de Polícia Civil de Raposa Dr. Marconi Caldas foi um dos Palestrante do Congresso. 

O Congresso ocorreu na noite de ontem na Igreja Batista Nova Aliança






Padre Clodomir Brandt e Silva, educador Modelo

 



José Augusto Silva Oliveira (*)

            Sacerdote, professor, educador, pesquisador, historiador, político e escritor, o Monsenhor Clodomir Brandt e Silva, o Padre Brandt, nome com que se tornou conhecido, nasceu em Colinas, MA, a 22 de novembro de 1917. Filho de Sebastião Gonçalves Silva e Carolina (Sinhá) Brandt e Silva, era o quinto de uma família de nove irmãos. Residiu em Caxias e ingressou no Seminário Santo Antônio, em São Luís, em 1932, ordenando-se padre em 1ᴼ de janeiro de 1943, na catedral metropolitana, por D. Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta. Em discurso pronunciado naquela data, por certo pontilhado de extrema emoção, faz-se destacar: E hoje, que consoladora verdade, fui ungido para o serviço do altar, para a corte de Deus, para o ministério do Altíssimo. Que grandeza! Que esplendor! Que bondade do Pai Onipotente! Fazer de um pobre e fraco homem, cheio de misérias e pecados, um seu sacerdote, um seu ministro, um outro Cristo! Meu Deus, como avaliar a alegria imensa e a exultação incomparável que vive no meu coração a alargar os horizontes da minha vida sacerdotal.
 
O autor deste artigo ao lado da efígie do Pe. Brandt
           
            No dia 2 de janeiro de 1943, um dia após sua ordenação, Pe. Clodomir celebrou sua primeira missa, na Igreja de Santo Antônio, ao lado do Seminário. No dia 3, recebeu sua primeira provisão, assumindo como vigário a Paróquia de São Vicente de Paulo, no João Paulo. Em seguida, foi substituto do capelão da Santa Casa de Misericórdia, Monsenhor Arias Cruz, ocasião reservada a ele pelo destino para assistir aos últimos momentos de enfermidade de seu pai Sebastião, dando-lhe o conforto e a alegria de participar de uma missa do filho, a quem tanto desejara ver ordenado padre, antes de morrer, a 6 de março daquele ano.

            Um ano depois de sua ordenação, foi então nomeado vigário de Arari. Partiu em lancha, saindo da rampa Campos Melo em 1ᴼ de janeiro de 1944, rumo ao desconhecido geográfico, humano e espiritual, conforme suas palavras, chegando a Arari no dia 8, logo tomando posse da paróquia, celebrando sua primeira missa no dia 9, iniciando rapidamente sua missão naquela terra, apostolado de mais de meio século de abnegado empreendimento cristão e exercência de amor ao próximo.

            Além do zelo extraordinário como sacerdote, Clodomir Brandt tomou como prioridade a educação. Começou com dois alunos, uma pequena mesa e três cadeiras, em um dos cômodos da casa que primeiro o recebeu, que logo se tornou pequeno, obrigando-o a transferir-se algum tempo depois para um imóvel alugado com a chegada de novos alunos. No dia 15 de fevereiro, ainda de 1944, fundou o Instituto Nossa Senhora da Graça, colégio para alunos do sexo masculino. Em 10 de junho de 1945, organizou e instalou uma entidade benemérita a que denominou de Associação da Doutrina Cristã – ADC. Dividiu a ADC em quatro secretariados: Assistência e Promoção Humana; Educação; Catequese e Evangelização; e Cultura, objetivando a promoção do homem em todas as suas manifestações de vida.
 Em 1947, fundou o Instituto Bom Jesus dos Aflitos, colégio para meninas. A boa fama do ensino propagou-se por todo o Estado e, não raro, chegavam alunos de outras regiões. O internato, segundo palavras de Diana Brandt, sua tia, e de Carolina (Sinhá) Brandt e Silva, sua mãe, que também dedicaram anos de suas vidas no controle da casa e dos internos, tornou-se famoso no Maranhão e além deste, pelo rigor, não somente dos estudos, mas também por correções de comportamento para a vida, buscando a formação de verdadeiros cidadãos.

            Em 1964, instalou o Ginásio Arariense. Em 1965, fundou o pré-escolar Jardim de Infância Menino Jesus. Em 1969, criou a Escola Normal de Arari e, em 1992, o 4ᴼ Ano Adicional. Atualmente, este complexo educacional tem a denominação de Colégio Arariense. Tudo isto feito à custa de muito sacrifício, em muitos casos com recursos próprios, do seu sustento. Ergueram-se capelas, o colégio se ampliou, surgiu uma biblioteca pública, uma cooperativa, uma escola de artes gráficas, uma escola de música, uma escola de corte e costura, um escola de carpintaria, um jornal semanal Notícias, uma livraria, um laboratório, um ambulatório... Outras coisas foram surgindo e o patrimônio da paróquia de Arari passou a contar como um dos maiores da Igreja do Maranhão.

            Foi um mestre infatigável, um educador sem rival e pioneiro na região. Sem dúvida, a história da educação maranhense, do século XX, não poderá ser contada sem que se faça referência ao Monsenhor Clodomir Brandt e Silva, como afirma José Fernandes, historiografando o Padre Brandt e sua obra redentora (Caderno A, jornal O Estado do Maranhão, de 26 de abril de 1998). A propósito, quando José Fernandes propôs o nome do Pe. Brandt para sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM, inusitadamente fora dispensado o parecer da Comissão Técnica, exigência do regimento da Casa, merecendo aprovação imediata e unânime, demonstração de inequívoca satisfação em ter o pároco de Arari entre os membros daquele sodalício.

            Como pesquisador, historiador e escritor, em meio a tantas atividades, arranjou tempo para escrever vinte e sete livros – romances, teatro e ensaios, inclusive a história de Arari, a genealogia de seus primeiros moradores e da própria família, trabalhos publicados pela Editora Notícias de Arari, também por ele criada. Em Folha caída, minha dor (1989), primeiro romance, relata a história realística do homem do campo, sem terras para plantar, expulso por donos ou pseudo-donos, uma contribuição para o estabelecimento da paz no meio rural em permanente estado de guerra podre, conforme prefacia.
  Antecedendo esta publicação, denuncia em Notícias, de 6 de dezembro de 1980: Quando se anda pelo interior do município, através de rústicas estradas de barro, esburacadas e poeirentas, o que se vê de espaço a espaço, são as ruínas de casas, na quase totalidade de palha, casas que foram abandonadas, destruídas ou queimadas... Para onde foi o povo que sofreu a violência? Foi para as cidades, formar o cinturão de pobreza e de aspirações que desafiam as autoridades com soluções que nunca chegam. Casas abandonadas, restos de casas, lugares de casas, símbolos da injustiça e da opressão. Nos romances que se seguem, Os caminhos de Silvânia (1984); Arnaldo (1988); Luzia dos olhos verdes (1ᵊ ed. 1991; 2ᵊ ed. 1997) exercita o conhecimento da realidade interiorana, retratando experiências religiosas, culturais e sociais.  A semente que cresceu entre espinho (1989), texto para teatro, não é história – é uma interpretação de fatos sociais usando protótipos que podem estar encarnados em pessoas que são da História.

            Jornalista e orador fluente utilizou principalmente o púlpito para o exercício dos seus dons de oratória. Exercendo intensa atividade político-partidária, por mais de trinta anos, conquistou adeptos fiéis e adversários inflexíveis. A sua atuação política, além de polêmica, foi mesclada por lances dramáticos, mormente quando combateu as forças do vitorinismo. Líder absoluto na região, durante considerável número de anos, elegeu deputados em duas legislaturas somente com votação própria. Elegeu quatro prefeitos do município de Arari e a si mesmo vereador majoritário por três vezes.

            Viveu sem multa comodidade ou conforto material maior, missionário de uma pequena cidade do interior maranhense, junto do povo simples, a quem se unira pelos laços do amor. Sobre ele, o imortal D. José de Medeiros Delgado, fundador da Universidade Católica, da qual se originou a atual Universidade Federal do Maranhão, quando arcebispo metropolitano de São Luís, escreveu um trabalho retratando sua personalidade, a que deu o título de Pobreza Sorridente. Todo o seu trabalho realizado e vivido com intensidade foi sustentado no lema por ele criado: Vim para servir. Para ele também são as palavras de São Paulo: Combati o bom combate, cheguei ao termo de minha carreira, guardei a fé. Desde agora me está preparada a coroa de justiça que o Senhor me há de dar em prêmio (2 Tm. 4,7). Faleceu na manhã ensolarada do dia 22 de abril de 1998, aos 81 anos de idade. César Abbas Prazeres, em artigo publicado pelo jornal O Estado do Maranhão, de 29 de abril de 1998, expressa um grande desejo do Pe. Brandt: Daqui não sairei. Morrerei com as garras presas à minha Igreja e a este povo. Seu corpo repousa na nave central da Igreja de Nossa Senhora da Graça, em Arari, MA.


______________________________
(*) Professor, Ex-Reitor da Uema, Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Membro Fundador da Academia Maranhense de Ciências (AMC) e Membro Correspondente da Academia Arariense-Vitoriense de Letras (AVL).         

Bancada maranhense se reúne para destinação de emendas ao MA

 

A Bancada do Maranhão se reuniu em Brasília, nesta semana, para definir e estabelecer critérios de destinação de emendas parlamentares ao estado.

O coordenador da Bancada do MA, deputado Márcio Jerry (PCdoB), destacou o encontro e as prioridades estabelecidas.

“Bancada do Maranhão no Congresso Nacional se reuniu hoje para definir a destinação de emendas parlamentares. Recursos pra saúde, educação, pesquisa, transporte, segurança. Todo apoio ao nosso Maranhão”, afirmou Jerry.

A reunião também contou com a participação do governador Carlos Brandão (PSB), que foi ouvido e destacou as principais necessidades do Maranhão.

“Produtiva reunião com deputados e senadores da bancada maranhense, para debater a destinação de emendas para o nosso estado. Com diálogo, as parcerias continuam sendo fortalecidas em prol de ações aos que mais precisam”, disse o governador.

O blog rende homenagem à aniversariante do dia, deputada Maria do Rosário





Professora e Deputada Federal PT/RS, integra a Mesa Diretora da Camara dos Deputados. 

É da Executiva Nacional PT. Foi Ministra de Direitos Humanos do Brasil.



Felicidades para você, por este dia tão especial que é o seu aniversário!

Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.

Que seu coração, esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e especial.

Com todas as minhas forças, eu te desejo um feliz aniversário!

Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias.


Mempodera realiza campeonato feminino de wrestling na Creche Cultiva


No próximo dia 28 de novembro (terça-feira), a Mempodera, organização que possui atuação em Cubatão (SP) e em São Luís (MA) e oferece aulas de Wrestling e inglês para meninas e meninos, buscando promover a igualdade de gênero por meio do esporte e da educação, irá realizar um Mini Festival Mempodera, em São Luís. O evento será das 10h às 14h30, na Creche Cultivar.

“É uma competição interna para as meninas, que não poderão viajar para São Paulo no Festival Mempodera, terem a experiência de como é o formato de um campeonato. Apesar de ser apenas na organização, terá a entrega de medalhas e a presença dos familiares e responsáveis pelas atletas”, destaca a coordenadora da Mempodera, Mayara Amália.

O campeonato feminino de wrestling tem previsão de início às 10h15. Cerca de 25 meninas de seis a 14 anos e que fazem parte da organização irão participar da competição. Ao final, serão entregues medalhas as participantes. Na plateia estarão pais e famílias das atletas. 

SERVIÇO

Data: 28/11/23

Horário: 10h às 14h30

Local: Creche Cultivar (Rua Santa Maria, Rua São Pedro Alegria - Maracanã, São Luís)

Sobre a Mempodera

A Mempodera é uma organização que oferece aulas de Wrestling e inglês para meninos e meninas de seis a 17 anos, de forma gratuita, desde 2017. O projeto busca a igualdade de gênero por meio do esporte, da educação e do fortalecimento de vínculos. Atuando em  Cubatão (SP) e São Luís (MA), mais de 600 jovens já passaram pela organização e tiveram suas vidas transformadas. Para mais informações, acesse https://www.mempodera.com/




Judiciário e Prefeitura de São Luís entregam mais 127 títulos de legitimação fundiária na Liberdade

 

Desde o mês de março deste ano, o projeto "Registro Para Todos", da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA), tem ampliado suas ações em busca da efetivação dos direitos da população do bairro da Liberdade, em São Luís, à moradia. Na tarde desta segunda-feira (20), moradores dessa área, considerada como maior quilombo urbano da América Latina, receberam mais 127 títulos de legitimação fundiária, em solenidade na Quadra do Japão, espaço recreativo do bairro.

Devido parceria entre o Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Comissão de Assuntos Fundiários; a Corregedoria Geral da Justiça, por meio do Núcleo de Governança Fundiária; e a prefeitura de São Luís, o bairro que abriga cerca de 160 mil habitantes recebe a garantia do direito à moradia e à segurança jurídica para uma parcela significativa dessa população. "O que está ocorrendo aqui hoje é a garantia do caminho da dignidade", ressaltou o desembargador aposentado José Bernardo Silva Rodrigues, chefe de Gabinete da CGJ, na ocasião representando o corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho.

"É uma grande alegria para a equipe, coordenada por esse grande líder que é o corregedor Froz Sobrinho, poder reconhecer esse direito fundamental às pessoas desse bairro secular, histórico e que precisa de diversos serviços sociais, mas que garante, hoje, o direito à moradia", foi dessa maneira que a juíza auxiliar da CGJ/MA, Ticiany Palácio, definiu o processo de regularização fundiária.

Também participaram do momento, o prefeito de São Luís Eduardo Braide; a vice-prefeita, Esmênia Miranda; o sub-prefeito do Centro de São Luís-, Maurício Itapary; a Secretária de Urbanismo de São Luís, Érika Garreto; a representante da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico de São Luís, Kátia Bogéa. Além de representantes da Associação de Moradores do bairro da Liberdade.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

O processo de regularização fundiária no território da Liberdade foi pioneiro em diversos aspectos no que diz respeito à REURB no Maranhão. A parceria com a Fundação Instituto Capixaba de Ensino e Pesquisas (FUCAPE) foi um diferencial relevante para o levantamento georreferenciado de áreas e imóveis.

O bairro da Liberdade foi o primeiro espaço do Maranhão que implementou tamanha inovação e tecnologia em um processo de REURB, sendo desenvolvido de forma 100% digital, utilizando, inclusive, elementos da inteligência artificial para a elaboração do mapeamento da área e criação de um memorial descritivo do local, respeitando a ancestralidade dos territórios quilombolas que também compõem o espaço.

RESISTÊNCIA, CULTURA E CONSCIÊNCIA

"Escolhemos o dia de hoje, 20 de novembro, dia da Consciência Negra, mas também dia de Zumbi dos Palmares, que representa todo o histórico de luta e resistência do povo negro no nosso país. Os 100 anos que homens e mulheres permaneceram no quilombo dos Palmares foi possível somente devido à resistência, foi essa resistência que garantiu a liberdade, então nada melhor que esse local, com esse nome simbólico, para estarmos nesse dia vinte", disse o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, que aproveitou o espaço da sua fala para reconhecer e legitimar a perseverança das lideranças comunitárias do maior quilombo urbano da América Latina, que há muitos anos buscam a garantia de seus direitos, especialmente por moradia digna e por livre expressão de suas culturas.

Como uma forma de reparo à injustiça social, o corregedor-geral da Justiça, desde o início da gestão voltou a atenção de sua equipe para a situação do bairro da Liberdade, pensando em fortalecer a cultura e promover qualidade de vida para essa população, o que poderia ser garantido por meio da regularização fundiária do bairro, como garantia de efetividade do direito à propriedade instituído na Constituição.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça


Projeto 'Vestindo Inclusão' instala ponto de coleta na Defensoria Pública



O projeto "Vestindo Inclusão", de doação de roupas e calçados e acessórios para pessoas saídas da prisão, inaugurou mais um ponto de coleta, na sede da Defensoria Pública do Estado, no bairro da Renascença II, em São Luís, com a presença de representantes da Justiça e da Defensoria Pública.

Na caixa de coleta instalada na Defensoria Pública, podem ser deixadas peças novas ou usadas, para uso de homens e mulheres, a serem destinadas às pessoas que que estão sendo assistidos pelo "Escritório Social" e pelas Unidades Prisionais de Ressocialização.

A inauguração ocorreu na segunda-feira, 20, com a presença da juíza Joseane Bezerra (representando o corregedor geral da Justiça, Froz Sobrinho) e dos servidores da Ariston Apoliano e Tereza Fonseca, da chefia de gabinete da Corregedoria.

Pela Defensoria Pública, participaram a 1ª subdefensora-geral, Cristiane Marques; o 2º auxiliar, Gil Henrique Faria; o diretor-geral, Otávio Moraes; a diretora-geral da Escola Superior, Elaine Barros; o chefe da Central de Relacionamento com o Cidadão, Thiago Josino Carrilho; Suzana Camillo, do Núcleo de Execução Penal e coronel Augusta Andrade, chefe do Gabinete de Inteligência e Segurança Institucional.

LINGUAGEM E ROUPAS INADEQUADAS

Levantamento realizado pelos escritórios sociais, que oferecem acolhimento a pessoas que cumpriram pena e seus familiares e apoio a volta à sociedade, constataram que além da qualificação técnica, as roupas inadequadas ao ambiente profissional também representam uma barreira no retorno ao mercado de trabalho.

Com o projeto "Vestindo Inclusão", a Justiça busca promover a reintegração das pessoas saídas do sistema carcerário à sociedade produtiva, dando condições para que possam enfrentar o mercado de trabalho, em situação de igualdade e reforçando sua autoestima e identidade profissional.

As ações do projeto são coordenadas pelo Núcleo de Justiça Restaurativa (NEJUR), pela desembargadora Sônia Amaral e juíza Mirella Freitas, e Unidade de Monitoramento, Acompanhamento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF) do Tribunal de Justiça do Maranhão e Secretaria de Estado e Administração Penitenciária (SEAP).

Quem estiver interessado em doar pode procurar os pontos de coleta instalados na sede do Tribunal de Justiça (TJMA) e da Corregedoria Geral da Justiça (Praça Pedro II); o Fórum do Calhau e a Câmara Municipal de São Luís, Centro Histórico.

AGENDA 2030 DA ONU

O Projeto "Vestindo Inclusão" tem fundamento no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), e nas resoluções nº 225/2016, que dispõe da Política Nacional de Justiça Restaurativa no âmbito do Judiciário, e n° 307/2019, que institui a Política de Atenção a Pessoas Egressas do Sistema Penitenciário, ambas do Conselho Nacional de Justiça.

 


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça