Postado em: 21 de novembro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Brandão garante R$ 475 mi de precatórios do Fundef para o Maranhão  



A Advocacia-Geral da União (AGU), o Ministério da Educação e o Estado do Maranhão celebraram nesta segunda-feira (20/11), em Brasília (DF), acordo para pôr fim a uma ação judicial que tramitava há 20 anos no Supremo Tribunal Federal (STF) discutindo diferenças de repasses da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

 

Com o fim da disputa, pouco mais de R$ 475 milhões deverão ser liberados ao Estado para serem utilizados no fortalecimento da educação e no combate às desigualdades sociais e regionais. O termo também prevê que o Estado do Maranhão destinará, no mínimo, 60% do crédito aos professores – inclusive aposentados e pensionistas – na forma de abono, vedada a incorporação dos valores na remuneração, aposentadoria ou pensão.

 

O advogado-geral da União, Jorge Messias, classificou o acordo como histórico. “Nossa palavra de ordem é cooperação, conciliação e entendimento. Nós podemos, em conjunto com a advocacia pública, construir grandes entendimentos em benefício do povo, da sociedade. Uma disputa como essa atrapalha a vida do povo que está precisando da educação (…)”, assinalou o advogado-geral da União Messias. “Essa iniciativa é muito significativa, porque trabalha um novo conceito de relação federativa”, completou.

 

O ministro da Educação, Camilo Santana, também destacou que a celebração do acordo representa o restabelecimento do pacto federativo e do diálogo. “Parabenizo o esforço que a AGU tem feito para resolver todos esses impasses de anos em relação ao antigo Fundef e que, mais uma vez, vai permitir que o Estado possa ter mais recursos para investir, o que considero essencial e prioritário para qualquer nação, que é investir na educação e dar oportunidade a nossas crianças e jovens deste país”, afirmou.

 

O governador do Maranhão, Carlos Brandão Júnior, também enalteceu o resultado da negociação. “O Maranhão tem pressa. Já esperamos 20 anos, então, não teria como esperar mais. Esse dinheiro, se a gente fosse judicializar, não sei quanto tempo passaria”, ponderou. “Estamos vivendo um momento de reconstrução. O que mais me incomodava era ver as creches e as mães sem poder deixar o filho lá. (…) Com a recuperação dessas obras inacabadas, teremos creches, escolas e quadras cobertas para oferecer aos municípios melhores condições na educação”, concluiu.

 

Também participaram da solenidade o procurador-geral do Estado do Maranhão, Rodrigo Maia, o secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Margonary Marcos Vieira, além de membros e servidores da AGU, do Ministério da Educação e do governo do Maranhão.

RESUMO DAS AÇÕES DO VICE-GOVERNADOR E SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO NOS ÚLTIMOS 15 DIAS:



Por Pablo Figueiredo 


1-Solicitou a presidência do Conselho Estadual de Educação a reavaliação das normas para a Educação Especial que logo foi atendida pelos seus membros.

2-Destacou a vinda de quatro ministros do Governo Lula ao Maranhão mostrando a sintonia do Governo Estadual com o Governo Federal.

3-Entregou duas Escolas Dignas na cidade de Colinas.

4-Parabenizou o Maranhão por ter sido o Estado do Brasil que mais incorporou o ICMS à Educação.

5-Destacou que a SEDUC instituiu o núcleo de atendimento e promoção à saúde socioemocional nas escolas da Rede Pública Estadual do Maranhão.

6-Enfatizou o lançamento do programa minha renda no Governo Carlos Brandão.

7-Comentou a visita de cortesia ao Maranhão de representantes da Câmara do Comércio Brasil-China.

8-Destacou o lançamento do programa guardador cidadão do Governo Carlos Brandão.

9-Enfatizou a vinda ao Maranhão do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

10-Parabenizou os gestores escolares de todo o Maranhão pelo seu dia.

11-Destacou a assinatura da ordem de serviço pelo Governador Brandão que irá favorecer a rota dos lagos na Baixada Maranhense.

12-Parabenizou o aluno Brenno Frank pelo seu desempenho nos JEBs.

13-Enfatizou a Lei das Cotas sancionada pelo presidente Lula.

14-Destacou o programa travessia conectada do Governo Carlos Brandão.

15-Compartilhou o artigo escrito por ele e pelo subsecretário Anderson Lindoso, submetido ao Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra.

16-Anunciou que teremos as Escolas em Tempo Integral indígenas.

17-Destacou a primeira edição do prêmio estudante cidadão.

18-Esteve em Santiago no Chile para aprender sobre temas relacionados à Educação, tais como o combate a evasão escolar.

19-Parabenizou o novo reitor da UFMA, Doutro Fernando de Carvalho.

20-Participou do Congresso Internacional de Direito do CEUMA.

21-Visitou o Quilombo Urbano do bairro da Liberdade.

22-Parabenizou pelo Dia da Consciência Negra.

23-Destacou a importância para a eleição dos gestores escolares.

24-Parabenizou o novo presidente do moto club, Mário Carneiro Jr.

25-Fez uma defesa enfática ao ministro da justiça Flávio Dino pelos ataques sofridos.



Parabéns Pastor Ademir Pereira pelo seu aniversário

 



Salve, salve galera do blog mais abençoada de toda net!!!


Hoje é aniversário dele e claro, não podiamos deixar passar em branco essa data tão especial.

Esta foi a maneira que encontramos de homenagear o nosso querido pastor Ademir Pereira em seu aniversário. Queremos que esta mensagem, seja uma mensagem que fala de amor, de fé, de esperança e sobretudo da presença de Deus em nossas vidas.

Queremos dar glórias e louvores neste dia a uma pessoa amigo e ABENÇOADO: você.

Queremos desejar essas palavras cheias de carinho, exaltando Deus glorioso que rege a vida de todos nós e hoje, em especial, a sua. Valorize tudo que você tem. Cante, exalte e glorifique ao Senhor por mais este ano que lhe é dado com muito amor e grandes bençãos.

Renove-se a cada instante vivido. Coloque em seu coração tudo que necessitas para viver feliz e em harmonia. Que sejam abençoados todos os dons e qualidades que você possui, pois você é um presente do Senhor para todos nós, que somos seus irmão e ovelhas em Cristo Jesus.

Neste seu aniversário nos sentimos presenteados por ter você conosco. Uma pessoa boa, cheia de virtudes e de um coração acolhedor. Graças ao Senhor por você existir, e que continue sendo esta pessoa iluminado no meio de nós. Que nossa mensagem entre em seu coração, para enriquecer você de glórias e de alegrias.

Parabéns pelo seu aniversário.

Parabéns, a esse grande líder político, Laci Júnior






Um verdadeiro líder é aquele que sabe inspirar e guiar, não só orientando mas, sobretudo, dando liberdade e autonomia para que as pessoas desenvolvam suas potencialidades. Por isso, você Laci Júnior é um exemplo de líder, pois é generoso, humilde, e sempre soube cativar suas amizades com maestria.
Sempre pronto a estender a mão, você deixa uma marca pessoal em tudo que faz, pela forma como faz.

Foi um prazer Laci Júnior, uma sorte e um aprendizado constante ter a oportunidade de compartilhar ao seu lado vários momentos, o Sr. é um líder de verdade que nos motiva, e que despertou em nós admiração e nos conquistou pelo respeito, consideração, pelo seu carisma e competência, pela forma sincera e honesta de fazer política, você conquistou o respeito de todos os Raposense pela autenticidade. Sem sombra de dúvidas, você é um exemplo inegável de quem sabe unir e apoiar com muita sabedoria para assim construir.

Neste dia especial do seu aniversário Laci Júnior além de desejar-lhe as mais sinceras felicidades, também agradeço a oportunidade ímpar de fazer parte da sua amizade. Parabéns, grande líder! Guerreiro, quem é guerreiro não foge à luta! Que Deus lhe abençoe sempre.


PARABÉNS PELO SEU DIA!


Postado em: 20 de novembro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Nova pesquisa em São Luís aponta favoritismo de Braide

 

Uma nova pesquisa para a disputa pela Prefeitura de São Luís, visando as eleições de 2024, foi divulgada nesta segunda-feira (20).

O levantamento foi feito pelo Instituto Três em parceria com o Grupo Difusora, durante os dias 11 e 12 de novembro, ouvindo 800 eleitores.

No cenário estimulado, onde são apresentados os nomes dos candidatos, a liderança com folga é do atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD).

Na pesquisa, Braide surge com 34,4%, seguido de longe pelo deputado federal Duarte Júnior (PSB) com 25,09%. Os demais não alcançaram nem dois dígitos, vejam acima.

Outro número favorável a Braide é que o seu governo teve aprovação de 59,5% dos entrevistados.

Pai de criança atacada por sucuri conta que serpente enrolou no corpo do menino e só soltou após ser morta por PMs: ‘Fiquei desesperado’

 

Foto: Divulgação/PMGO

José Natal, pai do menino atacado por uma sucuri de aproximadamente 6 metros, contou que a cobra enrolou no corpo do menino e só soltou após ser morta pelos policiais militares. A viatura fazia um patrulhamento na região no momento do ataque. O resgate aconteceu na tarde do último sábado (18).

“A gente tava sem energia e acabou a água da caixa, a gente tava no córrego para tomar banho, ao lado dele, a cobra começou a enrolar no braço dele. Fiquei desesperado”, contou.

“A família escutou os gritos da criança. A equipe estava em patrulhamento e ouviu a mãe gritando socorro, enquanto o pai tentava tirar a criança da cobra, que estava enrolada”, detalhou o policial.

José Natal contou para os policiais que deu uma paulada na cobra, mas mesmo assim ela não soltou o menino, que tem 2 anos. Emocionado, ele agradeceu aos policiais.

“Se não fosse por conta deles [dos policiais], meu menininho tinha vindo a óbito. Se eles não tivessem nessa ronda, eu e minha esposa não ‘dava’ conta de tirar. Agradeço de coração”, desabafou José.

De acordo com o biólogo Edson Abrão, ela não tem veneno e mata sua presa por constrição, ou seja, usa a força muscular para imobilizar e matar presas por asfixia.

Segundo o tenente Carlos Diniz, da Polícia Militar (PM), os policiais tentaram ajudar de várias formas, conseguiram desenrolar parcialmente a cobra, mas o único jeito foi matá-la. Ainda à PM, José disse que o filho está um pouco assustado.

“Meu menininho tá meio assustado à noite, tá reclamando de dor”, detalhou.

O tenente deu detalhes de como os PMs chegaram ao local, em Vicentinópolis, no sul de Goiás

“A gente só tentava salvar a criança e o único jeito foi matando o animal, não queríamos que o animal morresse, queríamos que a criança e o animal ficassem vivos”, completou.

O menino foi levado ao hospital, que ficava a cerca de 20 km da fazenda onde aconteceu o ataque e os pais dele trabalham. De acordo com informações da polícia, a criança não teve ferimentos graves e a mordida não foi profunda. Ele foi liberado da unidade.

“É uma ocorrência que vai nos marcar para o resto da vida, a criança nasceu de novo”, finalizou o tenente.

José Natal, pai do menino atacado por uma sucuri de aproximadamente 6 metros, em Vicentinópolis — Foto: Divulgação/PMGO

Espécie

O biólogo Edson Abrão explicou que se trata de uma “sucuri amarela”, uma das serpentes mais fortes do planeta. Sobre o ataque, o especialista explicou que é raro na natureza, mas pode acontecer.

De acordo com Edson, ela não tem veneno e mata sua presa por constrição, ou seja, usa a força muscular para imobilizar e matar presas por asfixia. “Esse animal é muito forte, a força dele só perde para píton, aquela serpente africana e asiática”, explicou.

Edson disse ainda que a sucuri amarela é a única serpente que consegue se alimentar dentro da água, é muito ágil, gosta de rios, riachos e prefere lugares de água limpa. Com informações do g1/GO.

Sem citar nome do presidente eleito Milei, Lula deseja “boa sorte” ao novo governo na Argentina

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva — Foto: EVARISTO SA / AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desejou “boa sorte” ao governo de Javier Milei, presidente eleito neste domingo na Argentina. Ele derrotou o peronista Sérgio Massa, mais próximo do governo brasileiro.

Ele não citou o nome de Javier Milei, presidente eleito pela coalização La Libertad Avanza.

“Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, escreveu Lula no X (ex-Twitter).

O economista Javier Milei, de 53 anos, foi eleito presidente da Argentina neste domingo.

Ele superou, no segundo turno, o candidato governista e atual ministro da Economia, Sergio Massa (Union por la Patria), que havia saído vencedor do primeiro turno, em 22 de outubro.

CNN Brasil