Postado em: 20 de novembro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Ministra da Igualdade Racial apareceu em rede nacional para comentar ações do ministério

 

 Anielle Franco destacou as ações já realizadas no ministério ao longo deste ano (Foto: Reprodução/Facebook)

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, apareceu em rede nacional de rádio e televisão, na noite deste domingo (19/11), para comentar as ações do ministério e reafirmar a importância de 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, importante liderança quilombola e símbolo da resistência à escravidão e da luta por liberdade.

"O Brasil é um país diverso e nos orgulhamos das nossas diferenças. Mas, elas não podem significar desigualdade de oportunidades e direitos. Os dados comprovam que a fome, a insegurança alimentar, o desemprego e as mortes violentas atingem de forma desigual a população negra, como resultante do racismo que persiste em nossa sociedade", iniciou a ministra.

Ela então destacou as ações já realizadas no ministério ao longo deste ano. Confira abaixo os destaques:

Aprovado o mínimo de 30% dos cargos e funções comissionados da administração pública para as pessoas negras;

Lançamento de bolsas de estudos na pós-graduação para as carreiras da diplomacia e advocacia;

Novos programas de intercâmbio para países da América Latina e África;

Nova Lei de Cotas que inclui a juventude quilombola;

Equipamentos para que órgãos de promoção à igualdade racial possam funcionar com estrutura;

Retomada das titulações e demarcações de terras quilombolas, bem como o desenvolvimento socioambiental dessas comunidades;

Aprovação de lei que equipara a injúria racial ao crime do racismo

"Temos o mesmo direito de viver com dignidade, de ter acesso à educação - da creche à universidade - saúde, emprego, salário justo, segurança, moradia digna e alimentação de qualidade. O povo brasileiro e os movimentos negros sempre lutaram pela conquista desses direitos. A nossa constituição é a maior representação da busca por igualdade, justiça, liberdade e democracia. Estamos avançando na política de inclusão", acrescentou Anielle.

Na manhã desta segunda-feira (20/11), a ministra estará junto a outras autoridades e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia para anunciar o segundo pacote de medidas pela igualdade racial.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

Mais medidas contra a desigualdade racial

Postado em: 19 de novembro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Lider Politico: Parabéns ao Dr. Marcus Brandão, pelo o seu aniversário no dia de hoje



Hoje 19 de Novembro é  o aniversário do Dr. Marcus Brandão. Protagonista de uma história de sucesso na vida pessoal, profissional e pública, Marcus traz no sangue de nordestino aguerrido, o mesmo tom de integridade do irmão, o governador Carlos Brandão.

Marcus Brandão, é  o caçula  entre os homens  da família  Brandão. 

Advogado, atualmente é presidente do MDB Maranhão e diretor institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão, define seu estilo como democrático, de quem gosta de conversar, dialogar e abraçar as causas populares.

De dentro de uma brinquedoteca, comandou a campanha de Carlos Brandão, sendo um dos responsáveis pela sua vitória em 2022.

De fala mansa, muito  educado, bem articulado e carismático recebeu o carinho de personalidades políticas de todo o Estado.

Meu desejo para hoje, meu amigo, é que você continue construindo um caminho de vitórias em todos os aspectos da sua vida. Que te dê saúde e forças para com idealismo, lutar por mais justiça defendendo os mais humildes, pois levanto a mesma bandeira. 

Seu valor como pessoa é incomparável!


Feliz aniversário

Em fala gordofóbica, Bolsonaro chama Dino de “baleia”



Novamente o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), ao se referir a Flávio Dino (PSB), atual ministro da Justiça e Segurança Pública, utilizou uma fala gordofóbica.

Ao comentar, criticar e ironizar o inquérito que o investiga por importunar uma baleia-jubarte, Bolsonaro se referiu a Dino como uma “baleia”.

“Todo dia tem uma maldade em cima de mim. A de ontem foi que estou perseguindo baleias. A única baleia que não gosta de mim, lá na Esplanada, é aquela que está no ministério. É aquela que diz que eu queria dar golpe no dia 8 de janeiro, mas, aquela baleia, some com vídeos do seu ministério”, declarou o ex-presidente.

Bolsonaro é suspeito de importunar intencionalmente uma baleia-jubarte. Em junho deste ano, um homem que pilotava um jet ski em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, foi filmado fazendo manobras perto do animal. A suspeita é que o piloto era o ex-presidente da República.

Vale ressaltar que não é a primeira vez que Bolsonaro comenta a forma física de Flávio Dino. Nas outras oportunidades, o maranhense respondeu, mas desta vez, até o momento, Dino não comentou a declaração do ex-presidente.

Prefeito é suspeito de invadir casa da ex- esposa com carro e atirar 15 vezes contra ela e o atual namorado

 

Casa onde prefeito de Iporá teria invadido e feito cerca de 15 disparos em Iporá, Goiás — Foto: Diulgação/Polícia Civil

Vídeos mostram como ficou a casa da ex-companheira de Naçoitan Araújo Leite, prefeito de Iporá, no oeste de Goiás (assista acima). Segundo a Polícia Civil, Naçoitan invadiu a residência com uma caminhonete e atirou 15 vezes contra o quarto onde a ex estava com o namorado.

A TV Anhanguera, a Prefeitura de Iporá disse que não vai comentar sobre o caso. O g1 tentou contato com o prefeito por mensagens, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

Pelos vídeos é possível ver que uma porta de vidro ficou totalmente destruída e a porta do quarto teve várias marcas de tiros. De acordo com a polícia, Naçoitan fugiu após os disparos e não foi localizado.

Imagens de câmera de segurança filmaram o momento em que o prefeito invadiu a casa com uma caminhonete, na madrugada do último sábado (18) (assista acima).

As imagens mostram quando Naçoitan para a caminhonete em frente a casa, desce e vê se há alguém dentro do imóvel. Depois, o prefeito voltou para o veículo e acelerou rumo ao portão. Cerca de 3 minutos depois, ele saiu do local.

Em entrevista exclusiva à TV Anhanguera, a ex-companheira de Naçoitan Araújo Leite contou que estava dormindo e acordou com o barulho da porta de vidro da cozinha quebrando.

“Ouvi o meu ex-marido gritando o meu nome umas duas vezes, e depois disso ele descarregou um pente de arma na porta do meu quarto. Tenho certeza que ele veio pra me matar”, desabafou a mulher.

A mulher contou que teve um relacionamento com Naçoitan por 15 anos, mas estão separados há dois meses. Dias antes da invasão, o prefeito foi até a casa dela para tentar intimidá-la, segundo a ex.

Prefeito Naçoitan Leite, Iporá, Goiás — Foto: Murillo Velasco/G1

Fuga

De acordo com a polícia, Naçoitan fugiu após os disparos e não foi localizado. A polícia apurou que o prefeito estaria separado da mulher há cerca de dois meses. Por não aceitar o fim da relação, o homem usou a própria caminhonete para quebrar o portão e invadir o imóvel.

Segundo a polícia, o prefeito tentou invadir o quarto. A mulher e o atual namorado dela não se feriram.

g1/GO

Postado em: 18 de novembro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Padre suspeito de desviar R$ 140 milhões de hospital em João Pessoa teria forjado compra de 38 monitores na pandemia

 

Foto: Reprodução


“Uma espécie de farra com o dinheiro público”, definiu a promotoria do Ministério Público da Paraíba, em trecho da denúncia apresentada contra o padre Egídio de Carvalho Neto, de 56 anos.

O ex-presidente do Instituto São José, responsável por gerir o Hospital Padre Zé, em João Pessoa (PB), está preso, acusado de ter chefiado um esquema de desvio e lavagem de dinheiro público por pelo menos dez anos à frente da instituição filantrópica.

Enquanto a unidade de saúde operava com dificuldades e acumulava cada vez mais dívidas, deixando desamparados pacientes em situação de vulnerabilidade, o líder religioso teria tocado um gabinete de corrupção que lhe garantiu uma vida de luxo e ostentação.

Desvio de R$ 363 mil em aparelhos para tratamento de Covid-19

Um dos episódios que mais chamaram atenção dos promotores teria acontecido em 2021, em plena pandemia da Covid-19. Uma auditoria feita recentemente pela atual gestão do Hospital Padre Zé descobriu que Egídio teria autorizado a compra de 38 monitores multiparamétricos — essenciais para o tratamento de pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave —, no valor de R$ 363,9 mil, com recursos adquiridos por meio de convênio com a prefeitura de João Pessoa.

Os aparelhos, que tratariam pacientes pobres com Covid-19, nunca teriam sido entregues. Em diálogo obtido pelos investigadores, a diretora Jannyne Dantas afirma, por áudio, que os monitores de fato não foram entregues e que “a nota fiscal seria fria”.

Nesta sexta-feira, o religioso teve a prisão preventiva mantida após audiência de custódia e seguiu para a Penitenciária Especial do Valentina de Figueiredo. As investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) elencam que o padre, durante todo este período:

  • Adquiriu 29 imóveis luxuosos, em estados como Paraíba, Pernambuco e São Paulo;
  • Investiu em projetos de reforma e arquitetônicos;
  • Quitou dívidas com dinheiro do instituto;
  • Comprou ao menos dois carros considerados de alto padrão;
  • Fez questão de mobiliar suas casas com obras de arte e relíquias religiosas que eram adquiridas em nome do hospital;
  • Esbanjava adegas com um “sem número” de bebidas alcoólicas, com média de R$ 1 mil cada;
  • Pagou a faculdade de Medicina do sobrinho em São Paulo, com mensalidades de R$ 13 mil;
  • Levava uma vida incompatível com o salário de cerca de R$ 15 mil: elevou seu rendimento mensal médio para R$ 140 mil.

Renda decuplicada

Para colocar o esquema de pé por uma década, padre Egídio teria formado uma parceria com a diretora do hospital, Jannyne Dantas Miranda e Silva, e com a tesoureira do instituto e da unidade de saúde, Amanda Duarte Silva Dantas. Elas também foram presas.

O MP afirma, com base nas investigações, que há indícios de que o trio teria praticado crimes de lavagem ou ocultação de bens e valores, peculato, falsificação de documentos públicos e privados e organização criminosa. Com o esquema, o padre teria conseguido multiplicar em aproximadamente dez vezes seus rendimentos mensais. Entre janeiro de 2021 e setembro de 2023, as investigações apontam que ele movimentou R$ 4,5 milhões — uma renda de pelo menos R$ 140 mil por mês.

“Muitas das pessoas ouvidas durante a fase investigatória afirmaram que Egídio funcionava como verdadeiro ‘Monarca’, que não poderia ter contestada suas decisões, sob pena de severas punições. Funcionários do Hospital Padre Zé eram compelidos a acatar as ordens de Egídio, mesmo sabendo que manifestamente ilegais, para não serem prejudicados com uma demissão. O perfil de ditador também foi destacado nos depoimentos colhidos, principalmente de que tudo deveria ser do feito dele”, narra a denúncia.

Adegas gourmet

As investigações também apontam a obsessão do religioso por colecionar bebidas alcoólicas de luxo. A promotoria narra que, na casa de Egídio, encontraram adegas gourmet contendo garrafas de vinhos, espumantes e champanhes.

Apenas entre 2022 e 2023, o levantamento aponta que o padre teria pago mais de R$ 120 mil em bebidas alcoólicas, sempre à mesma distribuidora. Uma perícia no celular do religioso mostrou que ele tinha como um dos contatos salvos uma “consultora de vinhos”, com quem conversava com frequência.

Artigos de luxo

A denúncia aponta também gastos elevados com a obtenção de obras de arte e relíquias religiosas “de elevados valores”. Estima-se que, entre 2022 e 2023, Egídio tenha desviado cerca de R$ 350 mil com este tipo de item. Tudo saía da conta da Ação Social Arquidiocesana (ASA).

Em um único ateliê, ele teria autorizado a compra de R$ 80,4 mil em quadros. No entanto, em visita às dependências do Hospital Padre Zé, os promotores acharam apenas 11 peças, incompatíveis com o valor.

“Durante o cumprimento das ordens de busca e apreensão autorizadas pela 4ª Vara Criminal da Comarca da Capital, foi verificado que todos os imóveis de propriedade de Egídio possuíam adornos luxuosos, tais como obras de arte, artes sacras, cristais (…) até agora foi apurado um gasto de R$ 358,5 mil apenas em um único antiquário especializado em arte sacra, além de diversas obras de arte oriundas do mesmo ateliê, onde foi perscrutado o gasto de R$ 80,4 mil (…) todos os pagamentos foram realizados por intermédio de contas bancárias do Instituto São José”, diz a denúncia.

Faculdade do sobrinho

As investigações apontam ainda que, embora a renda mensal de Egídio não ultrapasse os R$ 16 mil, há indícios de que ele pagava o curso de Medicina do sobrinho, na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), cuja mensalidade cobrada por mês era de cerca de R$ 13 mil. Em perícia no celular do padre, os investigadores encontraram uma conversa, onde o jovem pergunta ao tio: “Conseguiu pagar o boleto deste mês?”, e ele responde que “sim”. Para comprovar que de fato o garoto não teria condições de arcar com os valores daquela faculdade, o Gaeco apurou que, em 2020, o rapaz era beneficiário do auxílio emergencial do governo federal.

O último ato do trio, narra o MPPB, foi justamente se movimentar para apagar o maior número possível de provas, quando desconfiaram que estariam sendo investigados. Egídio teria dado ordem para que todos excluíssem de seus celulares e computadores mídias e conversas que pudessem comprometê-los. A tentativa de destruição de provas foi atestada pelos investigadores quando começaram a analisar os aparelhos.

O Ministério Público ainda investiga a participação de mais pessoas no esquema supostamente comandado pelo padre.

Verbas seriam destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade

As prisões ocorreram por determinação do desembargador Ricardo Vital, do Tribunal de Justiça da Paraíba. O magistrado justificou a decisão com o argumento da manutenção da ordem pública, a conveniência da instrução criminal e a garantia da aplicação da lei penal.

Conforme a investigação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba, as verbas desviadas seriam destinadas a programas sociais como distribuição de refeições a moradores de rua, amparo a famílias refugiadas da Venezuela, apoio a pacientes em pós-alta hospitalar, realização de cursos profissionalizantes, preparação de alunos para o Exame Nacional de Ensino Médio e cuidados a pacientes com Aids.

Os desvios, segundo o órgão acusador, teriam comprometido gravemente o atendimento prestado pelo Hospital Padre Zé às populações carentes e necessitadas. Em nota, a Arquidiocese da Paraíba informou que colabora “integralmente com as investigações em curso, respeitando o segredo de justiça estabelecido pelas autoridades competentes”. E acrescentou que padre Egídio tem advogado próprio, sendo ele responsável pela defesa e interesses de seu cliente.

A Arquidiocese da Paraíba disse ainda que um processo Canônico foi instaurado em 27 de setembro deste ano “e está seguindo seus trâmites normais”. A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos acusados.

O Globo

São Luís está entre os destinos mais buscados do Nordeste

 

A plataforma ViajaNet realizou um levantamento que apontou São Luís como um dos destinos mais procurados pelos clientes quando se trata da região Nordeste. Além de São Luís, a lista incluiu as cidades de Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Maceió (AL), todas no Nordeste do país, cuja procura por passagens alcançou 13% das buscas.

“O prefeito Eduardo Braide tem trabalhado para que a divulgação do destino São Luís seja cada vez mais eficiente e esta pesquisa confirma isto. Nossas riquezas naturais, arquitetônicas, bem como a cultura local tem atraído cada vez mais pessoas interessadas em conhecer a capital do Maranhão, nossa São Luís”, disse o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos.

Ainda conforme o levantamento, em todo o país, as cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Recife (PE) foram os destinos preferidos pelos clientes da plataforma, com 35% das escolhas dos usuários.

Já a América do Sul e os Estados Unidos se consagraram os destinos favoritos dos turistas. Os locais escolhidos foram Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina), seguidos por Nova York e Miami, ambas no país norte-americano.

Destino – O incremento do turismo em São Luís pode ser comprovado por meio de pesquisas realizadas pela Prefeitura de São Luís, via coordenação de Análise Mercadológica da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). Conforme o último levantamento, realizado em setembro deste ano, a taxa de ocupação hoteleira alcançou 72,97%, um recorde do setor na cidade, segundo estudos dos estabelecimentos cadastrados no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas (Cadastur).

Além disto, a gestão municipal investe em programas como Roteiro Quilombo Cultural, projeto que ressalta as potencialidades do bairro Liberdade e adjacências e que recentemente foi selecionado como finalista do Prêmio Nacional do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo na categoria “Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo”. Em 2022, o roteiro do Quilombo Cultural de São Luís também foi contemplado no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, onde foi reconhecido como uma boa prática de turismo responsável e social, por meio do afroturismo.

A Prefeitura também mantém o projeto ‘Segunda Cultural’, no Museu da Gastronomia Maranhense, localizado no Centro Histórico (Rua da Estrela, n. 82), que aborda as riquezas e diversidade da gastronomia do estado, com o objetivo promover uma programação cultural para fortalecer a memória dos saberes e sabores gastronômicos do Maranhão, utilizando histórias contadas de forma criativa, lúdica e educativa, para crianças e adultos.

Também promove o projeto ‘São Luís Pôr do Sol Musical’, que além de apresentar a música maranhense, também é uma oportunidade de mostrar a beleza de São Luís em uma experiência que atrai visitantes de todo o Brasil.

Outra iniciativa foi a criação da campanha ‘Eu Amo São Luís’, uma parceria com a agência 712. A ação pretende divulgar a capital maranhense entre os turistas e os moradores da cidade, oferecendo a marca de forma gratuita para uso livre. O conceito do projeto parte da junção de ícones marcantes do Maranhão, que se divide em quatro categorias: culinária, cultura, patrimônio e sua gente.

Dino anuncia permissão de garrafas de água de uso pessoal em shows


Diante do episódio onde uma estudante de psicologia de 23 anos, Ana Clara Benevides, morreu no início do show da cantora Taylor Swift, que ocorreu no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), anunciou medidas para shows no Brasil.

Nas redes sociais, Dino assegurou que será permitida a entrada de garrafas de água de uso pessoal, em material adequado, em shows e espetáculos.

Além disso, as empresas produtoras dos eventos com alta exposição ao calor também deverão disponibilizar água potável gratuita em “ilhas de hidratação” de fácil acesso. A determinação é da Secretaria do Consumidor e tem validade imediata.

“A partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de ÁGUA de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos. E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em “ilhas de hidratação” de fácil acesso. A medida vale imediatamente. A Portaria será editada em, no máximo, 1 hora. Será postada aqui para conhecimento dos detalhes. A Secretaria Nacional do Consumidor tomará as providências cabíveis para a fiscalização, com a colaboração dos Estados e dos Municípios, bem como atuação da Polícia, se necessário”, anunciou o ministro Flávio Dino.