Postado em: 16 de novembro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

José Ribamar Prazeres é promovido a procurador de justiça pelo Conselho Superior do MPMA

 

Ribamar Prazeres foi promovido pelo Conselho Superior do MPMA

O Conselho Superior do Ministério Público do Maranhão, reunido nesta terça-feira, 14, em sessão extraordinária, promoveu ao cargo de procurador de justiça, pelo critério de merecimento, o promotor de justiça José Ribamar Sanches Prazeres. A vaga foi aberta com a aposentadoria compulsória do procurador de justiça Teodoro Peres Neto.

O promovido compôs a lista tríplice votada pelos membros do Conselho Superior do MPMA, também formada pelos promotores de justiça Valdenir Cavalcante Lima e Andria Márcia Ribeiro de Souza. Como integrou pela terceira vez consecutiva a lista de merecimento, Ribamar Prazeres foi obrigatoriamente escolhido, conforme a Lei nº13/1991, que dispõe sobre a organização, atribuições e estatuto do Ministério Público do Maranhão.

Procurador-geral com o promovido e o procurador Joaquim de Carvalho Lobato

O procurador de justiça eleito ingressou na carreira do MPMA em 1991. Atuou nas comarcas de Mirador e Carolina, até ser promovido para a entrância final em São Luís no ano de 1996. Atualmente, é titular da 6ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa.

Na sessão do Conselho Superior, também foram aprovadas outras duas promoções. Pelo critério de merecimento, Reginaldo Júnior Carvalho foi promovido para a 6ª Promotoria de Justiça do Júri do Termo Judiciário de São Luís; e João Marcelo Moreira Trovão, pelo critério de antiguidade, foi promovido para a 1ª Promotoria de Justiça Especializada da Mulher, também do Termo Judiciário de São Luís.

Reginaldo Júnior com a corregedora-geral e o procurador-geral de justiça

Presidido pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, o Conselho Superior do Ministério Público do Maranhão também é integrado pela corregedora-geral, Themis Pacheco de Carvalho (ambos membros natos, devido aos cargos que exercem); Maria de Fátima Travassos, Maria Regina Costa Leite, Mariléa Campos dos Santos Costa, Joaquim de Carvalho Lobato e Lize de Sá Costa (que são titulares). Em um dos processos de promoção, Carlos Avelar Silva, que é conselheiro suplente, foi convocado para participar.

Procuradora Mariléa Costa com Ribamar Prazeres e o procurador-geral

Redação e fotos: CCOM-MPMA

Abertas inscrições para 1ª edição do Prêmio Estudante Cidadão

 

Estão abertas a partir desta quinta-feira (16), as inscrições para a 1ª edição do Prêmio Estudante Cidadão. A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) decidiu realizar evento voltado para alunos da rede pública estadual de ensino, com o objetivo de incentivar produções inovadoras e de grande relevância para o desenvolvimento da educação no estado do Maranhão.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas apenas mediante envio de projeto até o dia 29 de janeiro de 2024, pelo site da SEDUC e o resultado final, será divulgado durante cerimônia de premiação, no dia 18 de abril de 2024.

O Prêmio Estudante Cidadão foi criado com o intuito de reconhecer, valorizar, premiar e divulgar os melhores projetos, contendo práticas, iniciativas e propostas passíveis de implementação na rede estadual de educação, na comunidade escolar e entorno.

“Por meio dessa iniciativa, vamos oportunizar aos nossos alunos da rede pública estadual, a criação de projetos educacionais, com o total apoio do nosso corpo docente e de gestores e ao final, iremos premiar e selecionar as melhores propostas, passíveis de implementação em nossa rede”, explica Anderson Lindoso, secretário em exercício da SEDUC.

Modalidades – Os projetos apresentados serão divididos em duas modalidades:

1 – Práticas Inovadoras de Sucesso, que irá premiar trabalhos apresentados por meio de relato de práticas, com resultados mensuráveis, consideradas inovadoras em relação às práticas anteriores e que demandem apoio para sua continuidade e/ou replicação nas demais escolas estaduais. O projeto já deve ter sido implementado, total ou parcialmente;

2 – Já a modalidade Iniciativas Inovadoras Implementáveis vai premiar trabalhos apresentados por meio de projetos que possam ser implementados, no âmbito da Rede Estadual de Educação, os quais possibilitem produzir resultados positivos para a educação básica e para a sociedade e que tenham necessidade de sua implementação, aprimoramento e ampliação.

Premiação – O Prêmio Estudante Cidadão irá premiar 20 projetos – 10 de cada categoria, distribuídos da seguinte forma:

O 1º, 2º e 3º lugar de cada modalidade irá receber R$ 6.000,00 (seis mil reais), R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e R$ 3.000,00 (três mil reais), respectivamente. Os classificados do 4º ao 10º lugar de cada modalidade receberão Certificado de Menção Honrosa e todos os participantes que forem classificados na Etapa I, receberão Certificado de Participação, com sua respectiva classificação.

Postado em: 15 de novembro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Vídeo: Eudes Barros se desespera com atuação positiva de José Laci junto ao Governo do Estado



Comentário:


Eudes Barros sabe a Ligação Forte que Tem o Grande lider Laci com o Governo Estadual. Praticamente ele foi mal orientado passou vergonha...

Então aos fatos...


O prefeito de Raposa Eudes Barros, do PL, passou por um tremendo vexame na tarde desta terça-feira (14) ao tentar gravar um vídeo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, auxiliar de primeiro escalão do governador Carlos Brandão.

Sem prestígio junto ao Governo do Estado, o prefeito teve de chamar a deputada estadual Fabiana Vilar para poder ser recebido na Sinfra.

Durante o encontro com Aparício Bandeira, Eudes começou a falar do Viva Raposa que está caindo aos pedaços, mas foi lembrado pelo secretário de Estado da Infraestrutura que o ex-prefeito Laci já tinha realizado o pleito na mesma secretária uma semana antes.

“Olha Eudes, o ex-prefeito Laci veio aqui na semana passada pediu ajuda do governo Brandão para recuperar o Viva, eu falei para ele que a responsabilidade era da prefeitura, mas que o pedido teria especial atenção do governador que aliado e amigo dele”, disse Aparício ao tempo que deixou Eudes Barros sem graça.

Já no final da reunião, o prefeito de Raposa pediu para o secretário da Sinfra gravar um vídeo com ele, entretanto, Aparício recusou imediatamente.

“Eudes, eu te recebi porque você veio com a querida deputada Fabiana Vilar, posso tirar uma foto, mas gravar vídeo não, na Raposa eu não sou teu aliado político, sou aliado do Laci, espero que você entenda meu lado”, disparou Aparício para perplexidade de Eudes.

Sem o vídeo com o titular da Infraestrutura do Estado, Eudes teve de gravar outro vídeo editado falando sozinho com a foto de Brandão ao fundo.


Fonte: Blog do Domingos Costa 


Vídeo Original abaixo Laci e o Secretário 




Lula sai em defesa de Flávio Dino no caso da “Dama do Tráfico”

 

Depois de enorme repercussão sobre o episódio da “Dama do Tráfico”, recebida por membros do Ministério da Justiça e Segurança Pública na pasta, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), saiu em defesa do ministro Flávio Dino (PSB).

Nas redes sociais, em postagem no antigo Twitter, Lula prestou solidariedade ao maranhense e afirmou que seu ministro vem sendo alvo de “absurdos ataques artificialmente plantados”. O petista disse que Dino tem desenvolvido um bom trabalho no Ministério da Justiça e Segurança Pública, que isso tem despertado muitos adversários.

Passagens – No entanto, Lula não comentou sobre as declarações dadas, em entrevista coletiva, por Luciane Barbosa Farias, a “Dama do Tráfico”, que é esposa de Clemilson dos Santos Farias, líder do Comando Vermelho e mais conhecido como Tio Patinhas.

Ela esteve em Brasília nos dias 6 e 7 de novembro para participar do Encontro de Comitês e Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura. Todos os participantes tiveram as passagens e diárias custeadas.

A “Dama do Tráfico”, que esteve em Brasília levado mazelas referentes ao Sistema Prisional, confirmou que teve suas despesas pagas pelo Governo Lula, através do Ministério dos Direitos Humanos.

Em nota, o Ministério dos Direitos Humanos confirmou a informação e alegou que o comitê do Amazonas fez a indicação e teria essa autonomia.

Luciane foi investigada por envolvimento com o Comando Vermelho e condenada há 10 anos lavagem de dinheiro para organização criminosa, mas recorre em liberdade. Já o esposo dela, segue cumprindo pena de 31 anos no presídio de Tefé (AM).

Após admitir dívida milionária, marido de Ana Hickmann alega que não queria manchar nome da apresentadora

 

Ana Hickmann e o marido Alexandre Correa — Foto: Divulgação/ Contigo!

Ao longo dos últimos meses, a empresa Hickmann Serviços Ltda, da apresentadora Ana Hickmann e seu marido, Alexandre Correa, está enfrentando um processo judicial contra o Banco do Brasil, que exige o pagamento de uma dívida de R$ 1,2 milhão. A briga na Justiça acontece enquanto o casal está afastado por medidas protetivas solicitadas por ela, após denunciar o companheiro por agressão, neste sábado.

Segundo informações divulgadas pela Folha de São Paulo, Correa afirma que foi sua a decisão de levar o caso à Justiça para tentar um acordo. De acordo com o empresário, a cobrança é “predatória e gananciosa” e não corresponde à realidade.

“Vida de empresário aqui no Brasil é dura. Temos vários negócios e graças a Deus alguns prosperam bem, mas outros nem tanto”, começa. “Tínhamos uma relação saudável com o banco, mas infelizmente eles endureceram numa negociação onde nós achamos a postura deles predatória e gananciosa”, disse Correa, em entrevista ao portal.

Ação com valor acima de R$ 2,4 milhões

Em outubro, a Hickmann Serviços Ltda já havia sido notificada a respeito de outro processo judicial, uma ação com valor acima de R$ 2,4 milhões. A demanda foi movida por uma cooperativa, que alegou não ter recebido o pagamento de um empréstimo.

Ainda em entrevista à Folha, Correa afirmou que “houve uma parcela que não foi cumprida e estão pegando esse fato e colocando como se fosse um valor maior, o que não é verdade”. Segundo ele, “uma dívida de empréstimo futura é uma dívida a pagar, há um prazo para isso e não pode ser levado para um valor presente. Não há inadimplência.”

Desde quando Ana Hickmann é casada com Alexandre Correa?

Ana Hickmann e Alexandre Correa estão casados desde que a apresentadora tinha 16 anos. Os dois são pais de Alexandre, hoje com 9 anos. O casamento ocorreu apenas oito meses após iniciar o namoro, visando a emancipação de Ana. “Não queremos manchar o nome da Ana Hickmann, uma mulher que só trabalha e produz, que promove o empoderamento feminino”, completou o empresário.

O que aconteceu com Ana Hickmann e o marido?

Um desentendimento entre a apresentadora Ana Hickmann, de 42 anos, e seu marido Alexandre Correa, de 51, terminou na delegacia de polícia, neste sábado (11). Segundo uma nota divulgada pela assessoria de Hickmann, ela “não sofreu maiores consequências em sua integridade física”, mas foi “conduzida até o Distrito Policial para esclarecimento dos fatos”. Por conta da briga, Hickmann registrou um boletim de ocorrência contra o marido por lesão corporal e violência doméstica.

Lá, Ana Hickmann relatou que estava na cozinha da sua casa, junto com o esposo, o filho do casal, de 10 anos, e funcionários, quando começou uma discussão entre os dois. Na sequência, Alexandre teria pressionado Ana contra a parede e ameaçado agredi-la com cabeçadas. A apresentadora teria conseguido se afastar, mas ao tentar pegar o celular em uma área externa da casa, ele teria fechado uma porta de correr, pressionando o braço esquerdo dela. Ana ainda assim ligou para a Polícia Militar, que foi até a casa, mas Alexandre já tinha saído do local.

O Globo

Pais são presos em bar após filho de 7 anos ser encontrado sozinho em casa e com quadro grave de desnutrição

 

Foto: Divulgação/PM

Um casal foi preso após o filho de 7 anos ter sido encontrado abandonado em casa com quadro grave de desnutrição. Segundo a Polícia Militar (PM), outro filho do casal, um bebê de apenas 2 meses, também foi resgatado no momento em que o casal foi abordado em um bar, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital.

O caso aconteceu na madrugada do último domingo (12). Os relatos da PM apontam que, após denúncia de abandono de incapaz, o casal foi abordado em uma distribuidora de bebidas, onde ambos foram encontrados bêbados. O casal estava no local com um dos filhos, um bebê de apenas 2 meses.

A PM ainda informou que o próprio casal disse que tinham outro filho, uma criança de 7 anos, que segundo eles, tem deficiência e que estava em casa. A equipe dos militares que atendeu a ocorrência informou que, ao chegarem no local onde a criança estava, a encontraram abandonada em um quarto escuro e em estado avançado de desnutrição.

“A criança está muito desnutrida, ela não fala, não anda. Ela [a mãe] não faz nenhum tipo de tratamento com a criança”, disse a conselheira tutelar Célia Fernandes

Foto: Divulgação/PM

O Conselho Tutelar foi acionado para que pudessem atender a ocorrência e acolher os irmãos. Os menores foram encaminhados a um abrigo.

“A mãe não tinha nem condição de conversar comigo, estava totalmente embriagada”, disse Célia.

Já o casal suspeito dos crimes de abandono de incapaz e maus-tratos, foi conduzido à delegacia.As informações são do g1/GO.

Criança fica em estado grave após madrasta obrigá-la a comer lagartixa

 

Foto: Reprodução

Uma criança de 11 anos deu entrada em um hospital público de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, com grave infecção no estômago após comer uma lagartixa morta. A internação ocorreu no sábado (11/11), seis dias após o menino ter sido “obrigado” pela madrasta a engolir o animal.

A mãe do pequeno informou que tudo aconteceu durante o fim de semana de 4 e 5 de novembro, data em que a criança ficou na casa do pai. Segundo ela, a madrasta do filho e a atual sogra do ex-marido dela mataram a lagartixa e obrigaram o menor a comer o bicho.

“Elas contaram ao meu filho que tinham o costume de comer lagartixas no passado e que nada aconteceu. Então, mataram uma [lagartixa] e o obrigaram a comer. Isso no domingo (5/11). No dia seguinte, meu menino começou a passar muito mal. Foi aí que ele contou para minha avó o que tinha acontecido. Ele perguntou se ela [avó] já havia comido lagarto e disse que desde que ingeriu um, começou a passar muito mal”, declarou a mãe.

Segundo a mulher, a informação passada pelo filho foi confirmada pelo pai da criança em conversas no WhatsApp. Nos diálogos, o homem contou que não estava no momento em que o caso aconteceu. Ele havia saído e deixado o menino sob cuidados da companheira e da atual sogra.

À reportagem a mãe narrou que o resultado da “irresponsabilidade da dupla” causou “vômitos incessantes na criança” ao longo da semana, motivo pelo qual a família procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Após a consulta, no entanto, a família foi “mandada” de volta para casa. O mesmo comportamento das equipes da saúde se repetiu uma segunda vez.

Com piora significativa do garoto, a mãe insistiu em um atendimento, dessa vez, em um hospital. Lá, a criança foi diagnosticada com grave infecção intestinal e precisou ser internada, em estado grave.

Conforme relatado pela genitora, o menino passou por acompanhamento, exames e procedimentos que impedissem uma piora no quadro. Diante da negligência da madrasta e da mãe dela, um boletim de ocorrência foi registrado.

Agora, a 2ª Delegacia de Polícia de Formosa investiga o caso. Se condenada, a dupla responderá no âmbito do artigo 132 do Código Penal, que diz respeito a expor a vida ou a saúde de alguém a perigo direto e iminente. A pena chega a 1 ano de prisão se o fato não constituir crime mais grave.

Metrópoles