Postado em: 28 de outubro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Dr° Raimundo Cutrim forte ao extremo



 
Delegado da Polícia Federal Dr. Raimundo Cutrim é um dos Politicos mais forte do Estado do Maranhão e um dos mais influentes e prestigiados no Brasil


Contribuiu muito pelo bem estar do povo maranhense na parte de segurança publica onde mostrou muita competência e reconhecimento pelos trabalhos de excelência e execução através das grandes operações policiais como delegado federal combatendo o narcotráfico, o crime organizado no estado do Maranhão, e controle nas fronteiras do Brasil com países vizinhos quando participou de varias operações nacionais.

Dr. Cutrim foi o primeiro delegado de policia federal do Brasil a emitir relatórios sobre a invasão de terras YANOMAMES e em operação retirou mais de 40 mil garimpeiros que operavam ali irregularmente. Ele foi o primeiro a presidir o único inquérito sobre genocídio no Brasil referente massacre de índios YANOMAMIS em 1993 no dia 27 de agosto quando foi designado para assumir a presidência do inquérito policial a cerca da chacina dos índios YANOMAMIS.

De acordo com o inquérito policial conduzido pelo o Delegado de policia Federal Raimundo Cutrim, que serviu de base para a denuncia do Ministério Publico, crime de genocídio aconteceu em duas etapas: Na primeira, quatro homens foram mortos a tiros, num local dentro da floresta e distante da aldeia, sendo que um corpo não foi encontrado; na segunda etapa algumas semanas depois, dose pessoas foram mortas a tiros e mutiladas com facão, sendo duas idosas, uma mulher, três adolescente, quatro crianças e um bebe. Este segundo grupo já estava fora da aldeia, nos tapiris, o que indicava que estava escondido dentro da mata, temendo novo ataque dos garimpeiros, depois das primeiras quatro mortes. Foram destruídos, aviões, barracas dos garimpeiros, além da retirada de mais de 40 mil garimpeiros da área indígena YANOMAMI. Trazendo paz e tranquilidade para a toda região.

Em reconhecimento ao trabalho realizado em prol dos povos indígenas, o Delegado de Policia Federal RAIMUNDO SOARES CUTRIM, recebeu a replica da pedra do Marco 001 Poligonaçao, com a maior comenda da Instituição, MERITO INDIGENISTA.

Dr. Cutrim esteve diante de um dos grandes desafios, investigar e apurar o primeiro CRIME DE GENOCIDIO NO BRASIL, nas terras INDIGENAS YANOMAMIS.


RECORDANDO


Dr. Cutrim revolucionou e fez historia renovando e informatizando todo o sistema de segurança do estado do Maranhão. Desarticulou varias quadrilhas de roubo a bancos, combateu o narcotráfico, diminuiu o índice de criminalidade e avançou com as melhorias da segurança no interior do estado onde ganhou também muita credibilidade, seriedade no seu trabalho. Dr. Cutrim é de muito conhecimento dos problemas da segurança, digno de confiança e sempre desenhou o melhor caminho para as suas conquistas e vitorias mesmo nos momentos mais difíceis. VALEU DR. CUTRIM O MARANHAO E GRATO POR TI.


BIOGRAFIA 


Nasceu em 08 de outubro de 1953, filho de Raimundo Fidelis Cutrim e Maria de Nazaré Soares Cutrim. Ingressou na Universidade Federal do Maranhão em 1977, no curso de bacharelado em Direito, tendo concluído a graduação na Universidade Federal do Pará, em 1982. Foi nomeado para o cargo de agente de Polícia Federal, no ano de 1981.

Em 1986, após concurso público, exerceu o cargo de Delegado de Polícia Federal, com formação na Academia Nacional de Polícia em Brasília. Como servidor dos quadros da Policia Federal, exerceu relevantes serviços em vários estados da Federação, tendo presidido inquéritos policiais rumorosos e outras missões especiais, entre eles: Pará, Maranhão, Piauí, Roraima e Rondônia.

Em 1995, foi colocado à disposição da Procuradoria Geral de Justiça, na gestão do então procurador geral dr. Jamil de Miranda Gedeon Neto, onde permaneceu até ser nomeado secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Maranhão, em 1997, permanecendo no Cargo até janeiro de 2006. Reassumiu o cargo de secretário da Segurança Pública do Estado em 17 de abril de 2009, exercendo suas funções até 30 de março de 2010.

MENSAGEM DO EMPRESÁRIO LACI JÚNIOR AO SERVIDOR PÚBLICO PELO SEU DIA



A mais justa das homenagens é para os homens e mulheres que fizeram o servir como missão de vida, dedicando seu dia a dia e seu trabalho, além de seus conhecimentos técnicos e experiências profissionais, à nobre tarefa de prestar serviços à sociedade.

Neste, 28 de outubro, comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do conselho federal do serviço público civil, em 1937.

Um dia em que podemos refletir como estamos servindo à população, como estamos fazendo das repartições um ambiente que sabe acolher aqueles que nos procuram, que solicitam ajuda, a solução ou uma simples informação.

A todos os servidores do Município de Raposa, e também das outras instituições deste município, desejamos que continuem a se empenhar no serviço diário, a fim de sempre atender da melhor maneira possível aos nossos munícipes.

A dedicação ao serviço público deve ser com responsabilidade e compromisso, sendo uma das mais importantes formas de promover os direitos dos cidadãos, bem como o desenvolvimento do nosso município.

Queremos hoje lembrar do seu grande valor na sociedade, por isso, parabenizamos a todos!

Imagem do dia: Dia do Servidor Público

 





Postado em: 27 de outubro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Estou completando 78 numa perspectiva de viver 120″, diz Lula no aniversário dele de 78 anos

 

Foto: Reprodução

Em seu aniversário de 78 anos, Lula afirmou que a “meta” é viver até os 120. O presidente aproveitou a data para tomar café da manhã com jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (27/10).

“Estou completando 78 anos de idade. Eu, quando tinha 30, jamais imaginei que pudesse chegar aos 60. Eu estou completando 78 numa perspectiva de viver 120”, disse.

Brasil segue ONU e não reconhece Hamas como terrorista, afirma Lula

 

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Declaração foi dada pelo presidente da República na manhã desta sexta-feira (27), em café da manhã com jornalistas

O Brasil não reconhece o Hamas como organização terrorista, seguindo a visão da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (27). No entanto, ele disse que o país vê as ações do grupo radical islâmico como atos terroristas.

“A posição do Brasil é a mais clara e nítida possível. O Brasil só reconhece como organização terrorista aquilo que o Conselho de Segurança da ONU reconhece, e o Hamas não é reconhecido pelo Conselho como organização terrorista, porque ele disputou eleições na Faixa de Gaza e ganhou”, declarou Lula em café da manhã promovido para jornalistas no dia do seu aniversário de 78 anos.

“O que nós dissemos é que o ato do Hamas foi terrorista. Dissemos isso em alto e bom som. Que não é possível fazer um ataque, matar inocentes, sequestrar gente, da forma como eles fizeram, sem medir as consequências do que acontece depois, porque, agora, o que nós temos é a insanidade do primeiro-ministro de Israel, querendo acabar com a Faixa de Gaza, esquecendo que lá não tem só soldados do Hamas, mas mulheres e crianças, as grandes vítimas da guerra”, completou.

Lula também reforçou seu compromisso em resgatar os brasileiros que estão na região do conflito no Oriente Médio e que pretende dialogar com todos os lados para atingir esse objetivo.

“Nós não deixaremos um único brasileiro ficar em Israel ou na Faixa de Gaza. Nós vamos tentar buscar todos, porque esse é o papel do governo brasileiro. Se eu tiver informação a ‘Lula, tem o presidente de tal país que é amigo do Hamas’, é para esse que eu vou ligar: ‘fala para o Hamas libertar o refém!’”, comentou o presidente.

CNN Brasil

Na Paraíba, mulher mata a própria filha de apenas 1 ano de idade com facada no pescoço

 

Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

A bebê Júlia, de 1 ano, – morta nesta quinta-feira (26) – foi assassinada a facadas pela mãe dentro do berço e teve ferimentos em várias regiões do corpo, entre elas o abdômen, as costas e o pescoço. A mãe se apresentou à polícia confessando o que tinha feito, logo após o crime. Para a polícia, não há dúvidas da autoria e ela vai ser indiciada por infanticídio, crime hediondo.

“Em 12 anos de polícia, eu confesso que foi uma das cenas que mais me causaram repulsa pela quantidade de ferimentos nessa criança, em seu leito de dormir, que era um berço”, ressaltou o delegado Diego Garcia, que investiga o caso.

O crime aconteceu no bairro do Geisel, em João Pessoa, na manhã desta quinta-feira. A morte da criança teria aconteceu após uma discussão entre a mãe e o pai, que terminou o relacionamento com a mulher por volta das 7h, horas antes do crime.

De acordo com o delegado Diego Garcia, a mãe compareceu à Central de Polícia por volta das 11h, ensanguentada e com uma mochila nas costas. Não havia mais ninguém em casa na hora que tudo aconteceu, por isso ela é a única suspeita da morte da criança.

A polícia foi até a casa da família após a mãe confessar o crime. A criança foi encontrada morta no berço, ensanguentada, e ao lado do corpo estava a faca que teria sido usada para cometer o infanticídio.

Ainda conforme informações do delegado, somente uma perícia que vai ser feita pelo Instituto de Polícia Científica (IPC) vai poder afirmar a quantidade de golpes de faca dados contra a criança. Além disso, o delegado também afirmou que a mulher pode passar por análise psicológica, para averiguar a sanidade mental.

A mulher foi autuada em flagrante por infanticídio, enquadrado na categoria de crime hediondo. Ela será encaminhada para exames e vai passar por audiência de custódia. Além disso, familiares do casal não foram ouvidos ainda e vizinhos do condomínio foram intimados para prestar depoimento. O pai da criança também vai ser ouvido pelas autoridades.

Confissão do crime

De acordo com o delegado Bruno Germano, que recebeu a mulher na Central de Polícia, ela chegou no local com as mãos ensanguentadas e contou que havia esfaqueado a própria filha.

“Isso causou surpresa a todos nós e logo determinei que detivessem a jovem e fossem até o local onde ela apontava que a bebê estava. Várias viaturas foram no local e confirmaram o crime, a criança de um ano estava dentro de um berço e golpeada por vários golpes de faca”, disse.

g1/PB

Outubro Rosa: Maranhão possui mais de mil casos estimados de câncer de mama


Nordeste tem um total de 15.690 novos casos estimados; Maranhão possui 1.060, segundo o Inca;

 

A campanha do ‘Outubro Rosa’ visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 60 mil novos casos são diagnosticados por ano no Brasil, sendo 1% em homens. No País, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Atualmente, são estimados 73.610 novos casos no cenário nacional, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100 mil habitantes.

 

No Nordeste, o número total de novos casos estimados é de 15.690. O Maranhão registra um total de 1.060 casos. Na região, o estado que lidera é a Bahia, com um total de 4.230 casos. Completam esse ranking: Ceará 3.080; Pernambuco 2.880; Paraíba 1.180; Rio Grande do Norte 1.140; Alagoas 690; Piauí 860; e Sergipe 570.

 

Segundo a coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, Luciana Coelho, o principal sintoma da doença é um nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor, que afeta pessoas de diferentes faixa-etárias. “Esse tipo de tumor é mais comum em mulheres acima dos 60 anos, porém, vale lembrar que as mulheres mais jovens, também podem desencadear a doença. Outro sintoma que pode aparecer são caroços nas axilas e pescoço”, alerta.

 

Para a especialista um dos problemas para a alta incidência de casos é o diagnóstico tardio e a falta de conscientização da população, que acredita que o câncer de mama se configura apenas em mulheres mais velhas, o que dificulta a realização de exames. “Apesar da mamografia ser indicada para pessoas acima dos 50 anos, é fundamental realizar os exames de rotina, como o papanicolau, ultrassonografia do útero e, principalmente, o autoexame das mamas, que pode facilitar um possível diagnóstico”, completa Luciana Coelho.

 

Sobre a Anhanguera: Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores. Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País. Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros. Acesse o site e o blog para mais informações.