Postado em: 10 de janeiro de 2026 | Por: Ezequiel Neves

Diretor de Finanças do Dnit pede demissão após uso de tornozeleira eletrônica vir à tona



O diretor de Finanças do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Marcos de Brito Campos Júnior, pediu demissão do cargo ao Ministério dos Transportes nesta sexta-feira, 9 de janeiro. A medida, embora ainda não tenha sido oficialmente publicada, foi confirmada por servidores da pasta.

A saída ocorre após a Coluna Andreza Matais revelar que o dirigente permanecia no cargo mesmo utilizando tornozeleira eletrônica, em decorrência de investigações da Polícia Federal (PF). Marcos foi um dos alvos da última fase da Operação Sem Desconto, deflagrada em 18 de dezembro de 2025.

Segundo a PF, Marcos de Brito Campos Júnior é acusado de integrar um esquema de desvio de recursos de aposentados e pensionistas do INSS, por meio de descontos associativos fraudulentos realizados diretamente na folha de pagamento dos beneficiários. As investigações apontam que ele estaria entre “os agentes centrais da engrenagem criminosa”.

Ainda de acordo com a apuração, Marcos teria atuado para auxiliar Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, durante o período em que este exerceu o cargo de superintendente do INSS na região Nordeste.

Há 22 dias, o então diretor financeiro vinha exercendo suas funções sob monitoramento eletrônico. Conforme relatos de servidores, Marcos afirmou que decidiu deixar o cargo para se dedicar integralmente à sua defesa no processo criminal. Com a exoneração, ele abrirá mão de um salário mensal estimado em R$ 23 mil.

A Operação Sem Desconto segue em andamento e investiga um esquema de alcance nacional que teria causado prejuízos milionários a aposentados, levantando questionamentos sobre falhas de controle interno e fiscalização em órgãos federais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345