Começa nesta segunda-feira (17 de novembro de 2025) o prazo para solicitar a reaplicação das provas do Enem 2025. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) permitirá que candidatos afetados por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas façam novo pedido até às 12h de sexta-feira (21), no horário de Brasília.
Quem tem direito à reaplicação
Segundo o edital do exame, podem solicitar a reaplicação do Enem 2025 os participantes que:
- Sofreram com problemas logísticos durante a prova, como falta de energia elétrica, falhas na infraestrutura, desastres naturais ou interrupções no local de aplicação.
- Estavam acometidos por doenças infectocontagiosas, previstas no edital, como tuberculose, coqueluche, difteria, influenza A e B, covid-19, entre outras.
Como fazer a solicitação
O pedido deve ser feito pela Página do Participante no site do Inep, usando login da plataforma Gov.br. É necessário anexar um documento comprobatório em português, que explique claramente a razão da ausência (data, tipo de problema, manifestação da doença, etc.). Cada caso será avaliado individualmente pelo Inep, e a aprovação do pedido depende da análise do documento enviado.
Quando serão reaplicadas as provas
Para quem tiver o pedido deferido, as novas provas do Enem serão aplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro de 2025. Importante: será apenas uma reaplicação, e cada candidato fará a prova apenas do dia que perdeu.
Por que isso é importante
Essa reopção representa uma segunda chance para quem teve imprevistos sérios no dia do exame, garantindo maior justiça e equidade no processo de avaliação. Além disso, reforça o compromisso do Inep e do MEC com o direito à educação, oferecendo alternativas para aqueles que realmente foram prejudicados por situações alheias ao controle do estudante.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.
Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345