Postado em: 15 de outubro de 2025 | Por: Ezequiel Neves

Arari: Juiz determina prazo de 10 dias para presidente da Câmara se manifestar sobre CPI do Fundeb


O juiz Azarias Cavalcante de Alencar, da Comarca de Arari, determinou prazo de 10 dias para que o presidente da Câmara Municipal, Ozéias de Jesus Fernandes, se manifeste sobre a decisão que impediu a instalação da CPI do Fundeb, comissão destinada a investigar a aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica referentes a 2025.

A decisão judicial surge em meio a acusações graves apresentadas durante sessão da Câmara, quando as vereadoras da oposição Aurinete Freitas (MDB) e Lucinha Brito (Avante) apontaram o controlador municipal como possível facilitador de um suposto esquema de desvios de recursos do FUNDEB, que teria sido comandado pela prefeita Simplesmente Maria e pelo secretário de Educação, Alexandre Costa.

Segundo as parlamentares, os desvios podem ultrapassar R$ 10 milhões e envolver pessoas próximas ao secretário Alexandre Costa, que recentemente pediu exoneração do cargo. As denúncias, fruto de investigações realizadas pelos vereadores, mencionam um suposto caixa dois instalado na Secretaria de Educação da cidade.

O juiz determinou a notificação formal da Câmara Municipal, abrindo caminho para que o processo siga, mesmo diante das tentativas de blindagem política da prefeita Simplesmente Maria.

Após o prazo concedido ao presidente da Câmara, os autos serão encaminhados para parecer do Ministério Público, antes de nova deliberação judicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345