Postado em: 4 de julho de 2025 | Por: Ezequiel Neves

TJMA participa da 13ª edição do Fórum Jurídico de Lisboa


O Tribunal de Justiça do Maranhão está presente na 13ª edição do Fórum Jurídico em Lisboa, que tem como tema “O Mundo em Transformação – Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”. O evento reúne ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), magistrados/as de outros tribunais, juristas, representantes do governo federal, de governos estaduais, deputados/as, advogados/as, acadêmicos e empresários/as dos dois países na capital portuguesa.

Foto horizontal dos desembargadores Froz Sobrinho e Jamil Gedeon com o jurista Lenio Streck, ao centro. A imagem exibe os três homens posando juntos. Da esquerda para a direita: Froz Sobrinho tem cabelo grisalho bem arrumado, veste um terno azul escuro e uma gravata laranja com estampa. No centro, Lenio Streck, com cabelos grisalhos e cacheados, barba e óculos. Ele veste um blazer cinza claro sobre uma camisa cinza escura e também sorri. Um crachá pendurado em seu pescoço mostra o nome "Lenio Streck". À direita, Jamil Gedeon, com cabelos curtos e óculos, veste um terno azul escuro com uma gravata vermelha estampada. Ele também sorri para a câmera. Um crachá similar ao do homem central está visível em seu pescoço, com a inscrição "XIII FÓRUM DE LISBOA". O ambiente ao fundo sugere um auditório, com painéis de madeira nas paredes e outros participantes visíveis mais ao fundo.

O TJMA está sendo representado no Fórum pelo presidente da Corte, desembargador Froz Sobrinho; pelo desembargador Jamil Gedeon (ambos com o jurista Lenio Streck, na foto acima) e pela desembargadora Sônia Amaral (ao centro, na foto abaixo), diretora da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), que participou nessa quarta-feira (2/7), na condição de palestrante, abordando o tema “Justiça Restaurativa: meios alternativos de solução de conflitos no Direito Penal”.

A imagem mostra uma cena de uma conferência em um fórum, com várias pessoas sentadas a uma longa mesa à frente de uma plateia.  No centro da imagem, há uma mesa de conferência com seis pessoas sentadas, todas vestindo trajes formais de negócios. Há microfones e garrafas de água na mesa. Eles parecem ser palestrantes ou painelistas.  Ao fundo, há uma parede de madeira clara. Acima da mesa, há uma grande tela de projeção exibindo o que parece ser o título do evento e informações sobre um palestrante. O texto visível na tela inclui

O ministro Gilmar Mendes (ao lado do desembargador Froz Sobrinho, na foto abaixo) foi palestrante na abertura do evento, com o tema “Reforma Administrativa: Eficiência e Desempenho no Mundo Digital” e tem participação confirmada em outras palestras e no encerramento.

Foto vertical do desembargador Froz Sobrinho com ministro Gilmar Mendes, no Fórum de Lisboa. À esquerda, Froz Sobrinho, com cabelo grisalho e terno azul marinho e gravata laranja. Ele usa um crachá de identificação com a inscrição "FORUM DE LISBOA" visível. À direita, Gilmar Mendes, também de terno azul marinho e gravata azul. Ele usa óculos e sorri. Ambos estão de pé, conversando. Ao fundo, há outra pessoa parcialmente visível e uma parede de madeira.

O evento é realizado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Lisbon Public Law Research Centre (LPL) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário (FGV Justiça).

Foto vertical do ministro Flávio Dino no Fórum de Lisboa. A imagem mostra o ministro, homem de meia-idade, vestindo um terno cinza claro, camisa branca e gravata escura, em pé em um palco de madeira. Ele está usando óculos e segurando um microfone na mão direita. À sua direita, há um púlpito moderno e transparente, com um painel iluminado que exibe o logo "XIII FÓRUM DE LISBOA" e o tema "O MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO: DIREITO, DEMOCRACIA E SUSTENTABILIDADE NA ERA INTELIGENTE". Há também o logotipo da "UNIVERSIDADE DE LISBOA" no topo do púlpito. Ao fundo, à direita, é possível ver uma pilha de equipamentos de áudio, como caixas de som, empilhadas verticalmente. A parede atrás do púlpito é de madeira.

O também ministro Flávio Dino, do STF (foto acima), foi palestrante com o tema “Governança Orçamentária e Democracia em Regimes Presidencialistas”.

Desde a quarta-feira e ao longo dos três dias, o Fórum propõe reflexões sobre os impactos da inteligência artificial, das mudanças climáticas e de outros desafios globais nas estruturas jurídicas, políticas e sociais contemporâneas. O encerramento será nesta sexta-feira (4/7).

Foto horizontal da plateia no Fórum de Lisboa. A imagem mostra uma grande plateia de pessoas sentadas em poltronas acolchoadas de cor marrom. São pessoas adultas e estão vestidas formalmente, com muitos homens usando terno e gravata e mulheres com trajes sociais. A plateia tem várias pessoas com as mãos juntas em posição de aplauso. A iluminação é difusa, mas adequada para o ambiente. Ao fundo, pode-se notar a parte superior das poltronas e uma parede ou divisória do ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345