O Maranhão integra, com protagonismo, a 4ª edição do evento nacional Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nos dias 3, 4, 8 e 9 de julho de 2025. A iniciativa tem como tema “Adolescências em cena” e utiliza o audiovisual como ferramenta de expressão, destacando a cultura como eixo estruturante das políticas de socioeducação.
A cerimônia de abertura acontece nesta quinta-feira (3/7), com transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube (https://www.youtube.com/cnj), e contará com mesa institucional e a conferência magna “Do Livro ao Beat, da Tela à Rua: Como Contamos Nossa História”, com participação de nomes como Adalberto Neto e Cássia Vale, além de painéis sobre democratização do acesso à produção audiovisual por adolescentes em medidas socioeducativas.
4º Caminhos Literários no Socioeducativo – Abertura
No Estado, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (UMF), apoia as atividades desenvolvidas pela Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), realizadas em centros socioeducativos de São Luís e Imperatriz. As ações fazem parte da programação local e dialogam com os objetivos do evento nacional, que também celebra os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
No dia 4 de julho, três unidades da Funac realizarão atividades integradas à agenda do CNJ:
- Centro Socioeducativo Florescer (São Luís) – Ilha do Amor: entrelaçados com suas raízes: oficina de produção de vídeos com adolescentes, valorizando a construção de narrativas visuais;
- Centro Socioeducativo de Internação Sítio Nova Vida (São Luís) – Maranhão, berço de poesias: sarau com práticas lúdicas e poéticas, destacando a oralidade e a criatividade;
- Centro Socioeducativo de Internação Semear (Imperatriz) – Cultura em cena: palestra e roda de conversa com artistas convidados, promovendo intercâmbio entre juventude e expressões culturais regionais.
VIDEOCLIPE
Um dos destaques maranhenses da edição deste ano é a participação do Centro Socioeducativo Florescer na programação nacional virtual do evento, nos dias 8 e 9 de julho. O videoclipe musical produzido por adolescentes da unidade foi selecionado para exibição nacional e presta homenagem ao reggae como símbolo da identidade maranhense.
Gravado em pontos históricos do Centro de São Luís, como o Museu do Reggae, o videoclipe evidencia a força da musicalidade afro-diaspórica presente na capital, conhecida como “Ilha do Amor”. A obra conecta arte, território e pertencimento, demonstrando o potencial transformador da cultura na trajetória de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
Imagem da gravação do videoclipe musical
Com apoio do TJMA e atuação integrada das instituições locais, o Maranhão reafirma seu compromisso com a garantia de direitos e a construção de oportunidades por meio da arte, fortalecendo espaços de escuta, criação e protagonismo juvenil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.
Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345